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segunda-feira, 27 de maio de 2013

TENHO VERGONHA; ATÉ QUANDO SENTIREMOS ESTE SENTIMENTO?


FRAN - aeckaue

Depois de ver o tamanho do alvoroço causado pela notícia de que a Bolsa Família (na minha opinião Bolsa Miséria) chegaria ao fim, sinto um sentimento de indignação e revolta com o Sistema Político de nosso país, é lamentável é triste e é assombroso o quanto algumas pessoas/partidos políticos se favorecem da "miséria".

Nosso país não precisa de esmolas para seus filhos que com tanta luta se jogam diariamente na busca do pão nosso de cada dia, é triste é deprimente ver filas intermináveis de pessoas que buscam as migalhas oferecidas em troca de "voto" e da permanência no poder. Somos uma nação batalhadora, oprimida pela falta de oportunidades e espremida em vagões, ônibus, ruas, e agora temos a imagem de um povo cada vez mais humilhado mendigando míseros tostões oferecidos por aqueles que sorrateiramente desviaram milhões, bilhões e que usam o povo sofrido e castigado pela falta de oportunidade para continuarem no poder.

O Sentimento político despertou em mim o sentimento de revolta, de mudança de transformação, nossos filhos e nossos pais não podem ser escravizados diariamente em troca de migalhas como o bolso família, o bolsa crack, o bolsa escola, A BOLSA QUE PÕE NO BOLSO daqueles que estão no comando deste país se aproveitando da miséria alheia.

Senhores governantes sintam a política e façam dela uma "causa nobre" que favoreça de verdade a população sofrida e carente deste país, população essa que sem nada se apega as "migalhas" deixadas por V.Sas. achando que alguns políticos deste país são verdadeiros salvadores, pobre população  que sem nenhum recurso se apega ao pior dos recursos, "o conformismo" por acreditarem que "essas bolsas" são a única saída para transformação da vida de seus familiares.

Será que o mínimo que os governantes deste país podem fazer é oferecer são migalhas como essa? Ontem nos noticiários podemos constatar quantas pessoas dependem disso, é melhor que a população repense o conceito de "liberdade" pois o que vi ontem na TV me fez recordar as lições de história em uma época que se trabalhava por pão e água.

Senhores governantes ofereçam oportunidades a nossa população e não apenas migalhas que vão matar a fome momentaneamente, isso não é digno, não é justo e não é honesto.




Texto: FRAN - aeckaue.com.br 
fundador e coordenador dos Projetos da AEC Kauê de Itaquera, entidade que luta pela inclusão social através do Esporte.





domingo, 26 de maio de 2013

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

 
Uma discussão sobre o meio ambiente e a relação entre o homem e a natureza através de debates e da exibição de mais de 70 filmes de 20 países, a maioria inéditos no Brasil – este é o cardápio da 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece, com entrada franca, de 23 a 30 de maio, em seis salas paulistanas: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e no novo Cinusp Maria Antônia.
 
De caráter não-competitivo, o evento tem sua programação principal organizada em sete eixos temáticos (Água, Cidades, Contaminação, Economia, Globalização, Mobilização e Povos e Lugares), além de uma retrospectiva histórica e de uma homenagem ao cineasta e diretor de fotografia Aloysio Raulino.
 
A programação da Retrospectiva Histórica "Homem x Natureza" inclui obras premiadas em Cannes (A Grande Aventura, de Arne Sucksdorff), Veneza (Ao Mistral, de Joris Ivens), na Mostra Internacional de São Paulo (História do Vento, de Ivens e Marceline Loridan) e pelo Oscar (Dersu Uzala, de Akira Kurosawa). Estão presentes ainda títulos cultuados, como (O Tempo Parou, que marca a estréia do italiano Ermanno Olmi; A Longa Caminhada, filme de Nicolas Roeg lançado no Festival de Cannes; Fata Morgana, de Werner Herzog; e Uma Lição Para Não Esquecer, uma direção do ator Paul Newman indicada a dois Oscar – melhor ator coadjuvante e melhor canção.
 
Recentemente falecido, o cineasta e diretor de fotografia Aloysio Raulino (1947-2013) ganha homenagem na 2aMostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Programada para o dia 28/05, terça-feira, às 21h00, na Cinemateca Brasileira, a homenagem exibe três curtas-metragens por ele dirigidos e que mereceram restauro nos últimos anos:Lacrimosa (1970, correalizado com Luna Alkalay), O Tigre e A Gazela (1977) e Porto de Santos (1978). Em seguida, um debate em torno do realizador reúne os cineastas Kiko Goifman, Hermano Penna e Paulo Sacramento, e a jornalista Maria do Rosário Caetano, com mediação de Francisco Cesar Filho.
 
Água
 
Entre os títulos que estão no ciclo Água – são seis, no total – está A Crise Global da Água, de Jessica Yu (diretora vencedora do Oscar de documentário de curta metragem por Breathing Lessons). O longa apresenta argumentos poderosos do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. O documentário tem participação da ativista Erin Brockovich, que chegou a inspirar um longa de ficção a respeito de sua luta, dirigido por Steven Soderbergh e com Julia Roberts à frente do elenco.
 
Já o norte-americano Patagônia se Levanta (de Brian Lilla) investiga um plano para a construção de hidrelétricas em dois dos rios mais puros do Chile que fluem através do coração da Patagônia. Rastreando o ciclo hidrológico do rio Baker do gelo até o oceano, o documentário traz voz à população fronteiriça apanhada no fogo cruzado das demandas de energia do Chile.
 
As empresas francesas Veolia e Suez são as maiorais no crescente mercado mundial de abastecimento privado de água e estão presentes em todos os cinco continentes. Mas na França, sua base, elas estão perdendo terreno: em 2010, as duas empresas tiveram que entregar, relutantemente, a gestão do abastecimento de água de Paris – sua sede – de volta para a cidade. E na América Latina, EUA, África e Europa surgem movimentos para trazer o fornecimento de água de volta às mãos dos cidadãos. A coprodução franco-alemã Quem Controla a Água?, de Leslie Franke e Herdolor Lorenz, ajuda a tomar uma decisão consciente.
 
Cidades
 
Em Cidades temos, entre os 13 filmes programados, o canadense Rios Perdidos, de Caroline Bácle, e o italianoDeus Salve o Verde, de Michele Mellara e Alessandro Rossi. O primeiro fala dos rios que nasciam e ocupavam parte da cidade e que, ao longo das últimas décadas, acabaram sendo escondidos, soterrados – ou pior: acabaram se fundindo às redes de esgoto. O segundo título aborda hortas urbanas, cultivo de plantas e novos hábitos coletivos.
 
Outro destaque é o brasileiro A Cidade É Uma Só?, de Adirley Queirós, ficção que discute o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. A obra recebeu o Prêmio da Crítica na Mostra de Tiradentes.
 
Contaminação
 
Com produção executiva de Tim Robbins e Peter Fonda, Petróleo: O Grande Vício é destaque entre os sete filmes que integram Contaminação. Dirigido por Josh Tickell (que tem presença confirmada na Mostra) e Rebecca Harrell Tickell (de Fuel, prêmio de melhor documentário pelo júri popular no Festival de Sundance), o filme discorre sobre o pior vazamento de petróleo da história, no Golfo do México, em 2010. Ao expor as causas do vazamento de óleo e o que realmente aconteceu, os cineastas revelam uma vasta rede de corrupção.
 
Uma coprodução Inglaterra/Alemanha assinada pelo coletivo The Otolith Group, fundado em 2002, Radioativo explora as consequências do grande terremoto que atingiu o Japão em 2011, provocando um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas e causou o colapso parcial da usina nuclear de Fukushima Daiichi. O filme viaja através do tempo e espaço, invocando a promessa histórica da energia nuclear e convocando a futura ameaça de radiação que converge para o presente desconhecido. Já o japonês Solo, de Mina Yonezawa, selecionado para o Festival de Locarno, trata do mesmo terremoto sob novo ponto de vista: a relação entre a morte e a memória. O curta-metragem propõe uma meditação sobre como as pessoas que faleceram ainda permanecem dentro de todos nós – eles estão vivos enquanto são lembrados.
 
Consagrado diretor sueco, autor da famosa Mods Trilogy e do longa Boa Gente (1991, exibido na Mostra Internacional de São Paulo), Stefan Jarl assina Submissão, um documentário sobre a "sociedade química" que estivemos construindo desde a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o ser humano usava 1 milhão de toneladas de produtos químicos por ano, o número hoje é 500 vezes maior e a indústria química é a que mais cresce no mundo. Consultando um vasto leque de cientistas, Jarl procura respostas: que problemas podem causar esses produtos químicos? O que estamos passando para nossos filhos ainda não nascidos? E por que nos submetemos a isso? O filme participou dos festivais de Abu Dhabi e DC Environmental – este último é considerado um dos mais importantes eventos mundiais voltados para o cinema ambiental.
 
Economia
 
No eixo Economia, composto por sete obras, está O Preço da Democracia, de Steve Cowan. Grande vencedor do DC International Film Festival, de Washington, o filme esclarece como a política eleitoral dos EUA leva à corrupção que influencia nas políticas públicas de agricultura e energia, gerando efeitos desastrosos para o meio ambiente.
 
Sucesso no circuito de festivais internacionais dedicados ao meio ambiente, o polêmico A Fé Nos Orgânicos (EUA) é outro destaque. Dirigido por de Kip Pastor (outra presença confirmada na 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental), o filme mostra como, ao ser utilizado por grandes corporações, o rótulo "orgânico" se separa de sua filosofia.
 
Com presença do ator e ativista Jeremy Irons, também produtor executivo do filme, Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme, uma produção inglesa dirigida por Candida Brady, revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. Um dos destaques da obra é a trilha sonora do músico grego Vangelis, vencedor do Oscar na categoria por seu trabalho em Carruagens de Fogo.
 
Globalização
 
Entre os seis filmes que estão em Globalização, o público pode conferir Amargas Sementes", que retrata o alto índice de suicídios entre agricultores na Índia (lá, a cada 30 minutos, um fazendeiro se mata) e levanta questões sobre o custo humano da agricultura geneticamente modificada. A obra tem direção de Micha X. Peled, premiado no Festival de Berlim pelo Cinema for Peace International Green Award, instituído por Leonardo DiCaprio. O cineasta tem sua presença confirmada na Mostra.
 
Mobilização
 
Mobilização também traz seis produções. O denominador comum entre elas é a união de grupos da sociedade civil na tentativa de defender princípios e valores locais de impactos externos. O irlandês O Gasoduto, de Risteard Ó Domhnaill, por exemplo, focaliza a história da pequena comunidade de Rossport, que enfrentou o poder da Shell e do Estado irlandês. A descoberta de gás nessa remota vila costeira levou ao confronto de culturas mais dramático da Irlanda moderna. O Gasoduto foi selecionado para os festivais de Toronto, Londres e IDFA/Amsterdã.
 
Povos e Lugares
 
Povos e Lugares, composto por nove títulos, mostra comunidades que correm o risco de perder suas identidades ou desaparecerem.
 
Desterro Guarani, documentário brasileiro assinado por Ariel Ortega, Patrícia Ferreira, Ernesto Ignacio de Carvalho e Vincent Carelli, foca em uma Aldeia Guarani e lança um questionamento sobre o olhar do homem branco sobre essa comunidade. A obra recebeu menção honrosa no Festival de Cinema Ambiental de Goiás. Já Louceiras, deTatiana Toffoli, focaliza um grupo de mulheres empenha-se na produção de potes e panelas de barro na aldeia Kariri-Xocó, às margens do rio São Francisco, uma tradição corre o risco de desaparecer devido à mudança de comportamento nas novas gerações.
 
O impressionante A Morte de Alos (Itália/Dinamarca), de Daniele Atzeni, focaliza o único sobrevivente de um desastre terrível que, em 1964, atingiu uma vila no centro da Sardenha, agora uma sombria cidade fantasma. Ele conta a história da vida da aldeia antes do evento fatal e reconstrói as circunstâncias que levaram à tragédia. Uma mistura entre ficção e documentário, cinema e literatura, A Morte de Alos utiliza uma grande variedade de imagens de arquivo para narrar o passo fatal para a "modernidade" tomado por uma pequena comunidade de pastores nos anos 1950, misturando a iconografia clássica sobre a Sardenha arcaica com a sugestiva e fascinante atmosfera relacionada com o gênero gótico.
 
Também de feitura bastante autoral, Inori (Japão) é uma realização de Pedro González-Rubio, expoente da nova geração do cinema mexicano e diretor do cultuado longa Alamar, com produção da cineasta Naomi Kawase. Numa pequena comunidade montanhesa, as leis da natureza alteram o projeto humano daquela que costumava ser uma cidade animada. Enquanto as gerações mais jovens têm ido para as cidades, as poucas pessoas que permaneceram realizam as atividades cotidianas com uma admirável perspectiva sobre sua história e dos ciclos da vida.
 
Já o belga Chá ou Eletricidade, de Jérôme le Maire, conta a épica história da implementação de eletricidade em uma pequena e isolada aldeia confinada no meio do Alto Atlas no Marrocos. Ao longo de mais de três anos, e estação após estação, o diretor pacientemente revela os contornos da rede que vai inevitavelmente acabar fechando sobre o povoado. Diante de nossos olhos é desenhada a imagem da modernidade impiedosa à qual a pequena vila será agora conectada. O diretor tornou-se conhecido por Le Grand' Tour, filme selecionado para os festivais de Cannes e Roterdã.
 
Serviço
 
2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental - De 23 a 30 de maio de 2013
 

Entrada franca
Reserva Cultural – Av. Paulista 900, Bela Vista
Cine Livraria Cultura – Av. Paulista 2073, Cerqueira Cesar
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vla Clementino
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000, Liberdade
Cine Olido – Av. São João 473, Centro
Cinusp Maria Antônia – Rua Maria Antônia 294, Consolação
 
Mais informações podem ser acessadas em: ecofalante.org.br/mostra.
 

 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Viva a Mata - Encontro Nacional pela Mata Atlântica

Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica terá o tema "Direitos e Deveres Ambientais". O evento acontecerá de 24 a 26 de maio de 2013, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, com atividades também no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo (SP). A mostra tem cenografia assinada pela empresa Candotti, que utilizará placas e cilindros de papelão para a construção dos pavilhões prezando pelo reaproveitamento de materiais. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Desta vez, o evento ocorre às vésperas do dia 27 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica.
 
 
 
 
Saiba mais em: sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/edicao-2013/
 
 
Visite-nos em: www.ongcriativa.org
 
 
 
 

PARTICIPE - DIA 28/05 - IMPACTO DE VIZINHANÇA

Estudo de Impacto de Vizinhança e a
Qualidade de Vida da População da Cidade de São Paulo.

Dia 28 de maio de 2013, terça feira.

Auditório do SEESP. Rua Genebra, 15 - Centro.
 

Programação
18h50 – Abertura.
 
19h00 / 19h30 Análise do conteúdo do EIV e dificuldades de implementação
Arquiteta Patricia Maroja Barata Chamié (mestre em planejamento urbano pela FAUUSP).
 
19h30 / 20h00 Impacto de Vizinhança e Mapeamento da Paisagem Sonora da Cidade de São Paulo
Engenheiro Fúlvio Vitorino (pesquisador e coordenador do Centro de Tecnologia do Ambiente Construído do IPT).
 
20h00/ 20h30 Estudo de Impacto de Vizinhança e a atuação da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público
Promotor Dr. José Carlos de Freitas (PJHUMP).
 
20h30/ 21h00 Regulamentação do EIV na Câmara Municipal de São Paulo
Vereador Nabil Bonduki (relator do projeto de lei em tramitação na Câmara).
 
21h00 / 22h00 Debate.
 
Saiba mais em:
forumsuprapartidariosp.blogspot.com.br/2013/05/gestao-democratica-da-cidade-e-o-estudo.html
 
Visite: www.ongcriativa.org e aproveite para ouvir nossa web rádio.
 
 
 

CONCURSO PÚBLICO - 685 VAGAS NA FUNDAÇÃO CASA


por: Manuel / Idalia

CONCURSO PÚBLICO - 685 VAGAS NA FUNDAÇÃO CASA - GOVERNO DO EST. SÃO PAULO
 
 
 
A Fundação Casa-SP - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, com sede na cidade de São Paulo-SP, na Rua Florêncio de Abreu, nº. 848, faz saber que realizará Concurso Público para preenchimento de cargos vagos, bem como os que forem criados ou que vagarem durante o prazo de validade do Concurso.
 
A organização, a aplicação e a avaliação das provas deste Concurso Público ficarão a cargo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Fundação VUNESP.
 

Serão oferecidas, no total, em todo o Estado, 685 vagas para os diversos cargos, distribuídas por macrorregiões. Essas vagas serão preenchidas em ordem rigorosa de classificação, por código de cargo em concurso, de acordo com a necessidade e conveniência da Fundação CASA-SP.
 

Das Vagas:
 

Nível Superior: Agente Educacional (101), Analista Administrativo ( Advogado) (9), Analista Administrativo (23), Analista Técnico ( Assistente Social) (10), Analista Técnico (Psicólogo) (20), Especialista Técnico (Médico) (29), Médico do Trabalho (13);
 

Nível Médio: Agente de Apoio Socioeducativo (Sexo Feminino) (10), Agente de Apoio Socioeducativo (Sexo Masculino) (228), Técnico de Enfermagem do Trabalho (3);
 

Nível Fundamental: Agente de Apoio Operacional (Sexo Masculino) (182), Agente Operacional (Eletricista) (13), Agente Operacional (Encanador) (22), Agente Operacional (Pedreiro) (13), Agente Operacional (Pintor) (1), Agente Operacional (Serralheiro) (2), Agente Operacional (Vidraceiro) (6).
 

A remuneração para cada um dos cargos em concurso é composta de Salário-base e de GRET (Gratificação de Regime Especial de Trabalho), conforme consta a seguir:
 

a. para o cargo de Agente de Apoio Operacional (Sexo Masculino): salário-base de R$ 687,71 e GRET de R$ 206,31, totalizando R$ 894,02;
 

b. para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo (Sexo Feminino e Masculino): salário-base de R$ 1.344,99 e GRET de R$ 403,50, totalizando R$ 1.748,49;
 
c. para o cargo de Agente Educacional: salário-base de R$ 1.478,94 e GRET de R$ 443,68, totalizando R$ 1.922,62;
 
d. para os cargos de Agente Operacional (Eletricista), Agente Operacional (Encanador), Agente Operacional (Pedreiro), Agente Operacional (Pintor), Agente Operacional (Serralheiro) e Agente Operacional (Vidraceiro): salário-base de R$ 747,94 e GRET de R$ 224,38, totalizando R$ 972,32;
 
e. para o cargo de Analista Administrativo: salário-base de R$ 1.865,08 e GRET de R$ 559,52, totalizando R$ 2.424,60;
 
f. para o cargo de Analista Administrativo - Advogado: salário-base de R$ 2.305,99 e GRET de R$ 691,80, totalizando R$ 2.997,79;
 
g. para o cargo de Analista Técnico - Assistente Social: salário-base de R$ 2.045,65 e GRET de R$ 613,70, totalizando R$ 2.596,35;
 
h. para o cargo de Analista Técnico - Psicólogo: salário-base de R$ 2.045,65 e GRET de R$ 613,70, totalizando R$ 2.659,35;
 
i. para o cargo de Especialista Técnico - Médico: salário-base de R$ 3.177,71 e GRET de R$ 953,31, totalizando R$ 4.131,02;
 
j. para o cargo de Médico do Trabalho: salário-base de R$ 3.177,71 e GRET de R$ 953,31, totalizando R$ 4.131,02;
 
k. para o cargo de Técnico de Enfermagem do Trabalho: salário-base de R$ 1.134,69 e GRET de R$ 340,41, totalizando R$ 1.475,10.
 
A carga horária de trabalho será a seguinte:
 

Para os cargos de Analista Técnico - Assistente Social, Analista Técnico - Psicólogo e Técnico de Enfermagem do Trabalho: de 30 horas semanais ou de 150 horas mensais;
 

Para os cargos de Especialista Técnico - Médico e de Médico do Trabalho: de 20 horas semanais ou de 100 horas mensais;
 

Para os demais cargos: de 40 horas semanais ou de 200 horas mensais.
 
Os benefícios oferecidos pela Fundação CASA-SP são Vale-Refeição, no valor mensal de R$ 326,75; Vale Alimentação, no valor mensal de R$ 99,70; Vale-Transporte, em conformidade com a legislação; Assistência Médica, parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Assistência Odontológica, parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Seguro de Acidentes Pessoais; Auxílio Funeral; e Auxílio Berçário, no valor mensal de até R$ 280,09 para servidoras com filhos de 3 meses até 6 anos e 11 meses de idade.
 

Das Inscrições:
 
As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10h de 20 de maio até às 16h de 21 de junho de 2013, somente pela internet, no site vunesp.com.br  No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar na sua ficha de inscrição o código do cargo a que estará concorrendo; e a opção de cidade de realização da prova objetiva.
 

A prova objetiva, para todos os cargos em concurso, será realizada nas cidades de Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.
 
Os correspondentes valores da inscrição para os cargos de Ensino Fundamental será de R$ 39,50, para os cargos de Ensino Médio de R$ 54,00 e para os cargos de Ensino Superior de R$ 82,00.
 

A exigência da altura mínima de 1,65m descalço, para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo (Sexo Masculino), e de 1,60m descalça, para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo (Sexo Feminino), será constatada quando do exame médico pré-admissional.
 

No ato da inscrição, não serão solicitados os documentos comprobatórios, sendo obrigatória a sua comprovação quando da anuência à vaga, sob pena de exclusão do candidato do Concurso Público.
 

Informações complementares referentes à inscrição poderão ser obtidas no site ou pelo Disque VUNESP, no telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, nos dias úteis, das 8h às 20h.
 

O Concurso Público constará de provas conforme segue:
 
Prova objetiva, para todos os cargos, terá caráter eliminatório e classificatório;
Prova prático-profissional, para o cargo de Analista Administrativo Advogado, de caráter eliminatório e classificatório;
 

A prova objetiva será realizada nas cidades de Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo. É de responsabilidade do candidato o transporte, alimentação e o alojamento, se necessários, para realizar a prova.
 

O candidato somente poderá realizar a prova na respectiva data, horário, local e sala constantes no Edital de Convocação que será publicado no DOE e afixado na sede da Fundação CASA-SP.
 

A prova objetiva tem data prevista para ser aplicada, no período da tarde, em 28 de julho de 2013, para todos os cargo em concurso. A confirmação oficial da data e a informação sobre o horário e local serão divulgadas oportunamente, por meio de Edital de Convocação, a ser publicado no Diário Oficial do Estado. Após a publicação oficial, essas informações serão disponibilizadas no site.
 

O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova, com antecedência mínima de 60 minutos do horário estabelecido, munido de um dos documentos de identificação, em original, com foto e que permita a sua identificação; comprovante de inscrição (caso o nome não conste do Edital de Convocação ou no cadastro de inscritos da Fundação VUNESP); e caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha macia.
 

O tempo de realização da prova objetiva será de 4 horas para o cargo de Analista Administrativo - Advogado e de 3h30min para os demais cargos.
O prazo de validade deste Concurso Público será de 2 anos, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.
 
 
 
 

Unicef aponta descompasso entre ensino e realidade de adolescentes no Brasil

 
 
Foto:blog.educacaoadventista.org.br/
 
por: Mariana Tokarnia
 
Costa do Sauípe (BA) - A coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, avalia que há, no país, um descompasso entre o que é ensinado nas escolas e a realidade dos adolescentes. Para ela, isso explica o elevado índice de evasão escolar entre jovens.
 
"Por que você mata aula?", perguntou a coordenadora a um adolescente que não queria frequentar a escola. O jovem respondeu: "Eu não mato aula, a escola que me mata". "Que menino de 16 anos vai querer estudar em uma turma com menino de 12? O que temos que fazer é garantir que ele percorra esse fluxo aprendendo", defendeu Salete.
 
De acordo com ela, há uma "desvinculação da escola com o projeto de vida do estudante". "Não se trata propriamente de desinteresse, mas a vida coloca questões que não estão envolvidas com a escola". Segundo Salete, para enfrentar esse desafio, as instituições de ensino devem trabalhar para a "construção da história de vida" e não apenas mandar estudantes para a universidade ou o mercado de trabalho.
 
Divulgada no 14º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a publicação Fora da Escola Não Pode! - O Desafio da Exclusão Escolar indica que, entre os adolescentes que abandonam os estudos, a fase mais crítica ocorre a partir dos 15 anos de idade.
 
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças brasileiras frequentavam a escola. Com 12 anos, a proporção de meninos e meninas que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil era 76,2%. A porcentagem diminui com o aumento da idade: 62,7% dos adolescentes com 16 anos concluíram o ensino fundamental. Entre os jovens de 19 anos, apenas 48,7% terminaram o ensino médio.
 
O Censo 2010 mostra que o percentual de jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio e que não estudavam chegava a 36,5%. Mais da metade (52,9%) abandonaram os estudos sem completar o ensino fundamental.
 
Outra questão levantada no estudo é a formação dos professores. Na educação infantil, 43,1% dos docentes não têm curso superior. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é 31,8% e, nos anos finais, 15,8%. No ensino médio, o índice cai para 5,9%. "A qualificação dos professores é uma grande barreira para garantir a oferta de uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros", diz a publicação.
 
Entre grupos específicos, o estudo aponta que as crianças e os adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar são aqueles que moram em áreas rurais, os negros, os índios, os pobres, os que estão sob risco de violência e exploração e os com deficiência. Isso indica, de acordo com a publicação, que "as desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país".
 
"É preciso desafiar os dirigentes a trabalharem junto com as políticas públicas, tem muitas que podem ajudar. Tem que formar professor e escola", diz Salete.
 
O 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime vai até sexta-feira (17), na Costa do Sauípe (BA). O encontro é o primeiro depois das eleições municipais de 2012. Ao todo foram feitas mais de mil inscrições de secretários de Educação, técnicos e educadores de todo o país.
 
* A repórter viajou a convite da Undime.
 
Agência Brasil.
 
 
 
 

Campanha alerta para os riscos do glaucoma

Foto:Saúde
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
 
São Paulo – A Sociedade Brasileira de Glaucoma lançou hoje (23) a segunda edição da campanha "Cuidado com o glaucoma". Para o lançamento foi feita uma manifestação no vão livre do Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, a principal da cidade. Dois atores caracterizados como olho e colírio convidavam as pessoas a entrar em uma câmara escura, com uma máscara, para tocar e sentir o aroma de 20 tipos diferentes de alimentos e dizer o que eram. A ideia era fazer com que as pessoas passassem pela experiência de não enxergar e sentissem um pouco o que é viver sem a visão e assim entendessem a necessidade de cuidar dos olhos.
 
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa, causada pelo aumento da pressão intraocular, e leva à cegueira. A doença não tem sintomas, não provoca dores nos olhos, é silenciosa e mais prevalente em negros, devido à predisposição genética. De acordo com o oftalmologista da Santa Casa de São Paulo, Maurício Della Paulera, o glaucoma é lento, progressivo e irreversível.
 
"Nós orientamos as pessoas a passarem por uma consulta anual com o oftalmologista. Nessa consulta está incluída a medida da pressão intraocular e o exame de fundo de olho. Com isso, pode-se prevenir ou iniciar o tratamento precocemente. A campanha é um choque que estamos dando na população para mostrar como é difícil viver sem a visão, quando se pode prevenir uma doença que leva à cegueira".
 
Ele ressaltou que, por não apresentar sintomas, a pessoa só percebe que está com a doença quando começa a perder a visão, momento em que não há nada mais a fazer para reverter a situação. Entretanto, se o oftalmologista perceber sinais do glaucoma durante uma consulta, pedirá exames complementares para se certificar. "Se o diagnóstico for feito mais cedo, há possibilidade de fazer um tratamento com três fases: primeiro com colírio, depois laser. Se nada disso funcionar parte-se para a cirurgia".
 
Segundo Maurício Paulera, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos e 6% acima dos 70 anos. De acordo com as estimativas, pelo menos 1 milhão de brasileiros têm glaucoma.
 
 
Edição: Beto Coura
Agência Brasil
 
 
 

Teatro Municipal do Rio estreia nova temporada de O Lago dos Cisnes

Cultura
Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - A partir de hoje (24), o público terá a oportunidade de assistir a mais uma série de apresentações do balé O Lago dos Cisnes. Depois de sete anos da última temporada, o famoso balé se apresenta no Teatro Municipal, em uma versão criada em 2006 por Yelena Pankova.
 
Os primeiros bailarinos do San Francisco Ballet, a cubana Lorena Feijoo e o brasileiro Vitor Luiz, são convidados especiais. Os destaques do balé do Teatro Municipal - Márcia Jaqueline, Cláudia Mota, Filipe Moreira e Denis Vieira - completam o corpo de bailarinos.
 
Na avaliação do diretor artístico do balé do Teatro Municipal, Hélio Bejani, O Lago dos Cisnes é uma das mais importantes obras do repertório do balé clássico mundial. "Ele traz para a cena uma integração de música e coreografia com tamanha genialidade que, mesmo sem o conhecimento da história, é possível perceber as variações ambientais e sentir toda a emoção e dramaticidade sugeridas dentro das características de cada ato. Esta versão de Yelena Pankova foi criada especialmente para a nossa companhia e terá a participação do bailarino Vitor Luiz , que já foi um de nossos artistas principais e retorna", analisou.
 
Para a presidenta da Fundação Teatro Municipal, Carla Camurati, a obra é referencial e fundamental no repertório não só do balé do Municipal, como das grandes companhias clássicas do mundo. "É uma das histórias mais importantes pela sua simbologia, ao mesclar magia com os contraditórios sentimentos humanos, brilhantemente traduzidos em movimentos pelos coreógrafos Marius Petipa e Lev Ivanov ", disse.
 
A primeira apresentação do balé, em 1877, com coreografia de Julius Reisinger, no Teatro Bolshoi, em Moscou, não teve boa receptividade, mas em 1894, um ano após a morte de Tchaikovsky, autor da música, O Lago dos Cisnes alcançou o sucesso.
 
O maestro titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, Silvio Viegas, disse que a música de Tchaikovsky é uma aula de orquestração. "Uma obra que exige excepcional técnica e virtuosismo por parte da orquestra, como conjunto ou nas partes solistas, com grande destaque para o violino, agraciado com alguns dos mais belos solos da literatura sinfônica. Música de pura emoção, de incrível beleza e que só poderia sair da pena de um compositor inspirado e genial como Tchaikovsky ".
 
Junto com a temporada, começa o projeto Falando de Ballet. As palestras estarão à disposição do público, gratuitamente, diante da apresentação dos ingressos para o balé. Elas vão ocorrer no Salão Assyrio do Teatro Municipal, sempre uma hora e meia antes do início da sessão. Além do diretor do balé do Municipal, a primeira bailarina Ana Botafogo vai participar do projeto conversando com o público sobre a história de O Lago dos Cisnes e apresentando detalhes da montagem.
 
As apresentações nos dias 24, 28, 29 e 31 serão às 20h. Nos dias 25, 26, 30 e 2 de junho, ocorrerão às 16h e no dia 1º de junho, às 21h.
 
Os bailarinos convidados Lorena Feijoo e Vitor Luiz  participam da montagem nos dias 24, 26 e 29. Nos dias 25, 30 e 1º de junho, os solistas serão Márcia Jaqueline e Filipe Moreira e nos outros dias, Cláudia Mota e Denis Vieira
 
Os ingressos para frisas e camarotes custam R$ 504,00; para plateia e balcão nobre, R$ 84,00. As entradas do balcão superior serão R$ 60,00 e da galeria, R$ 25,00.
 
Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil
 

 

O que devo fazer, se perder as crianças de vista em um parque?

DICAS IMPORTANTES

Curso: "Mediação de Conflitos nas Escolas"

 
Divulgando
 
    
 
    Inscrições abertas
 
    Curso: "Mediação de Conflitos nas Escolas"
 
    Escola Municipal de Astrofísica
 
    
 
    A UMAPAZ convida para o curso Mediação de Conflitos nas Escolas com o objetivo de implementar conceitos e práticas da Cultura de Paz no ambiente educacional, que colaboram para a prática de comportamentos saudáveis, cooperativos e harmoniosos, sustentando o aprendizado e a convivência a partir de parâmetros criativos e dinâmicos.
 
    Inerentes ao convívio humano, os conflitos são construídos nas relações e também nas relações podem ser transformados. Ações de mediação de conflitos podem ser empreendidas em diversos contextos: socioambiental, escolar, organizacional, societário, judicial, familiar, comunitário, etc. Onde há conflito é possível pensar em formas de abordá-lo de maneira criativa e construtiva. A Mediação é uma delas.
 
    Programa:
 
    - Ethos, conflito, aportes da psicologia social;
 
    - Violência nas escolas, estigma e potência criativa: da punição à responsabilização;
 
    - Ferramentas de mediação de conflitos, comunicação não-violenta e ações restaurativas no cotidiano escolar;
 
    - Escola e comunidade escolar – visão sistêmica;
 
    - Cuidados e possibilidades na introdução e enraizamento de práticas restaurativas e de mediação de conflitos nas escolas: processos participativos, processo de mudança, agente de mudança;
 
    - Perspectiva ético-política na condução da mediação de conflitos;
 
    - Pressupostos e princípios da mediação de conflitos
 
    Facilitação: Ana Lucia Catão – mediadora; pesquisadora nos temas de Mediação e Justiça Restaurativa; mestre em psicologia social (PUC-SP); especialista em mediação de conflitos (PUC-SP, Psicologia Clínica)
 
    Coordenação: Glacilda Pinheiro Correa
 
    Serviço: Curso: "Mediação de Conflitos nas Escolas"
 
    Dias e horário: 25 de maio, 8, 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho das 9h às 13h
 
    Carga horária: 4 horas/aula (24 horas totais)
 
    Vagas: 50
 
    Público focalizado: Educadores interessados em desenvolver habilidades para lidar construtivamente com situações de impasse ou conflitos
 
    Local: Escola Municipal de Astrofísica - Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera – do lado do Planetário. (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul)
 
    Facilitação: Ana Lucia Catão
 
    Coordenação: Glacilda Pinheiro Correa