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domingo, 7 de julho de 2013

FORUM AMBIENTALISTA (-) recursos públicos

Recursos Públicos

Visita do Papa Francisco ao Brasil custará R$ 118 milhões

·         Só o governo federal desembolsará R$ 62 milhões, sendo R$ 30 milhões com ações de segurança e defesa; Estado e município darão R$ 28 milhões cada

·          

Poe: CATARINA ALENCASTRO

para os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano: segurança no Brasil contará com cerca de 10.700 homens Max Rossi / Reuters

BRASÍLIA — Os governos federal, estadual e a prefeitura do Rio terão um gasto milionário com a visita do Papa Francisco, durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio. Somados, União, estado e município gastarão R$ 118 milhões durante a passagem do Papa pelo país. Só o governo federal desembolsará R$ 62 milhões, sendo R$ 30 milhões com ações de segurança e defesa. Estado e município darão R$ 28 milhões cada.

Enquanto o Papa estiver em território brasileiro, a segurança terá um efetivo de 10.700 homens, sendo 9 mil das Forças Armadas e 1.700 da Força Nacional. Só em Guaratiba, onde acontecerá uma vigília e a missa campal, haverá 1.500 homens da Força Nacional. A Igreja vai entrar com a contratação de 2 mil seguranças privados.

O governo trabalha com a estimativa de que a Igreja arrecadará R$ 140 milhões com a taxa de inscrição dos participantes do evento, contando que entre 350 mil e 450 mil pessoas se inscrevam. Mas o Vaticano espera um público bem maior: 800 mil. Caberá à Igreja bancar a estrutura do evento e a hospedagem dos peregrinos.

Quem trabalha na organização do evento pelo governo justifica os gastos lembrando o caso de Madri, sede da jornada em 2011, quando 2 milhões de peregrinos se reuniram na capital espanhola. Os gastos do governo também ultrapassaram R$ 100 milhões, mas a arrecadação gerada pelos jovens no país superou as despesas em 200%.

Mobilidade do Papa preocupa

O Vaticano vai mandar ao Brasil dois papamóveis, para a eventualidade de um deles quebrar. Os dois veículos têm que acompanhar o Papa em todos os lugares. Para transportá-los do Rio para Aparecida, onde o Papa celebrará uma missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, será usado um avião Hércules, operação que custará à União R$ 1 milhão.

Funcionários que trabalham na organização da visita contam que um dos principais desafios é a questão da mobilidade. Para garantir a segurança do Papa, a prefeitura do Rio teve que negar um desejo do Vaticano, que queria que ele seguisse de papamóvel do Galeão até o Palácio Guanabara. Para viabilizar isso, seria preciso fechar a Linha Amarela, mas a prefeitura explicou para a equipe do Papa ser impossível.

Da parte do governo brasileiro, ainda há dúvidas sobre a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de despedida do Papa na Base Aérea do Galeão, no domingo (28 de julho). Por outro lado, já está confirmada a presença de Dilma na chegada do pontífice ao Rio, na tarde de 22 de julho, e um encontro privado dos dois logo depois no Palácio Guanabara. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também prestigiará o Papa no dia 24, durante a visita dele ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca. Lá o Papa fará um discurso.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/visita-do-papa-francisco-ao-brasil-custara-118-milhoes-8360873#ixzz2YDHeWCtc 

FÓRUM DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA DO PARANA -     FORUMAMBIENTALISTADOPARANA.ORG  
 
 

15ª Edição do Projeto Transporte e Cidadania do SEST SENAT

 
Este ano acontece a 15ª Edição do Projeto Transporte e Cidadania do SEST SENAT. O evento é anual e promove uma manhã e tarde voltada ao esporte, lazer, saúde, cultura, bem estar e cidadania.
Este ano, o evento será no dia 27 de julho, das 9h às 16h, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, além de atividades esportivas, recreativas e apresentações para as famílias. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O SEST SENAT - São Paulo/Vila Jaguara fica localizado na  Avenida Cândido Portinari, nº 1.100, Vila Jaragua, São Paulo, SP.

Não sei se você conhece esta entidade, mas se não conhece, aconselho conhecer, pois o SEST SENAT abrange todos os estados brasileiros, com mais de 3 milhões de empregos em todo o país. Ele é administrado pelo CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da cursos de aprendizagem para todos os profissionais de Taxi, Ônibus, Caminhão, Trem, Navio e Avião do Brasil. Tudo isto ligado a Indústria, Agricultura, Pecuária, viabiliza o Comércio e o Turismo.
Estamos dialogando com parceiros, ONGs, entidades, escolas e cidadãos comuns que queiram apresentar seu projeto social, produto ou apresentação no evento. O SEST SENAT não cobra nada. Por exemplo, se uma senhora levar uma banca de doce, 100% do que ela faturar é dela, pois o SEST SENAT é uma entidade sem fins lucrativos e este é um evento social.
Como você conhece muita gente, se quiser indicar o evento, eu agradeço.
Também abro a possibilidade de vocês trazerem seus parceiros.
Consegue me dar um retorno ainda esta semana?
Este pode ser apenas um primeiro passo de outras grandes parcerias com a nossa entidade.
 
PAULO MORAES
Tel. Cel. 9402-8673
 
Cia de Arte Atores de Anga - Ator, Produtor e Escritor
 
 

sábado, 6 de julho de 2013

Santo André: Crescimento ou inchamento?

HOMERO THON: BREVE HISTÓRICO DE UMA VILA QUASE CENTENÁRIA

No final do século XIX, a família Thon, de origem belga, radicou-se no Brasil.

Foi ela quem criou o primeiro loteamento de chácaras, em 1920, que deu origem a Vila Homero Thon.

Essas chácaras foram ocupadas por outras famílias europeias, a partir da família Hofer.

Devido a quantidade de famílias alemãs que chegaram logo após o término da I Guerra Mundial (1914 -1918),

o local passou a ser conhecido por "Vila dos Alemães".

A Vila dos Alemães – Homero Thon, se localiza ao lado do principal caminho que liga o Grande ABC a Pilar (Mauá),

o Caminho do Pilar, que no trecho da Vila Homero Thon ganhou o nome de Avenida Giovanni Battista Pirelli.

VILA HOMERO THON, VÍTIMA DE UM PROGRESSO DESORDENADO

Se não bastassem a poluição por décadas do negro de fumo, também conhecido por "pó preto",

gerados a partir do tingimento de pneus (Pirelli e Firestone) e da suspensão de particulados gerados pelo tráfego intenso de

veículos no local, a Vila Homero Thon está recebendo mais uma obra extremamente impactante: o empreendimento

BROOKFIED, que teve início ainda na gestão de Celso Daniel com o nome: CIDADE PIRELLI.

Cabendo ressaltar que a ideia original acabou sendo descaracterizada na gestão do médico, prefeito dr. Aidan Ravin.

De acordo com matéria da revista Capital Social (17/6/2013), do brilhante jornalista Daniel Lima, o projeto Cidade Pirelli foi morto e enterrado,

surgindo então esse monstrengo com nome inglês e pomposo "BROOKFIELD", que abrigará cinco torres residenciais, prédio comercial e dois hotéis.

Ainda de acordo com Daniel Lima, o Ministério Público da Cidadania de Santo André já foi procurado e parece que está assistindo a "caravana" passar.

O SEMASA DE SANTO ANDRÉ DEIXOU O COELHO TOMAR CONTA DA CENOURA

Como jornalista e com uma extensão universitária em Gestão Ambiental, fui ao setor do Semasa fazer vistas aos projetos 570/11 e 571/11

no dia 5 de julho deste ano e para minha surpresa o atendente me comunicou que eu deveria procurar a Brookfield para que a mesma me

concedesse ou não a autorização de vistas aos mesmos. Argumentei que a responsabilidade do licenciamento era do Semasa.

Não obtive êxito em minha busca.

Com um negócio desses que envolve milhões de reais (inicialmente R$ 200 milhões) a contrapartida para os impactos é pífia, ou seja, R$ 8 milhões.

Num momento em que o povo brasileiro clama por transparência nos negócios públicos, eu pergunto ao Semasa: COMO É QUE FICA?

José Contreras Castilho

Jornalista MTB – 68.756

Extensão Universitária em Gestão Ambiental – UNINTER – Diário Oficial da União, em 28/05/2012

Clique e assista ao vídeo >>>>>

http://www.youtube.com/watch?v=PpMPq9WyVl8

 

www.ongcriativa.org

 

http://digitalradiotv.blogspot.com.br

 

 

Reunião 5° Ambiental - 11/07/2013





Convidamos a todos para a Reunião da 5° Ambiental .

Em um espaço democrático, onde a sociedade e o poder público possam construir juntos caminhos para o desenvolvimento Sustentável.

 

Dia: 11 de Julho de 2013.

Horário: 10h.

Local: Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé

Av. Luis Stamatis, 300 – 2° andar – Sala de Reuniões

 

Pauta:

 

  • 1ª. Eleição e mobilização do CADES/JT, definir os contatos e visitas;

  • Encaminhamentos do cadastramento e propostas dos resíduos sólidos na região do JT;

  • Cultura de Paz e ações no coletivo das quintas ambientais

     

     

    Contamos com a sua presença!!


    "Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo."

    Karl Marx

     

    Participe conosco, fique atualizado sobre os projetos na sua região!! Ajude a divulgar os encontros!

     


    -- 

    Por:  Agenda 21

    "INFORMAÇÃO" Direito e Dever de todos Art.5ºXIV,CF/Cap.40 Agenda 21"

     

    www.ongcriativa.org

     

    http://digitalradiotv.blogspot.com.br

     

     

     

    O povo brasileiro redescobriu as avenidas do nosso país


    O povo brasileiro redescobriu as avenidas do nosso país. Saímos das reclamações cotidianas para a ação de rua. A luta pelos 20 centavos do aumento da passagem de ônibus em São Paulo conseguiu desencadear a maior onda de mobilizações do Brasil desde a queda da Ditadura. O centro gravitacional da política saiu dos Palácios, Congressos e Assembleias Legislativas para as ruas. Vivemos tempos absolutamente inéditos. Novas e grandes demonstrações do que a indignação mobilizada é capaz.
     
    Esse novo Brasil está situado num mundo também marcado por crise econômica, revoluções, mobilizações de massas e a busca por alternativas. O descontentamento e o rechaço às ditaduras do norte da África, às democracias liberais da Europa e das chamadas potências emergentes como Brasil e Turquia marcam a conjuntura mundial. O país que se prepara para receber a Copa do Mundo e as Olímpiadas sofreu um terremoto político, promovido por diversos extratos sociais. Estudantes, desempregados, trabalhadores informais, servidores públicos, caminhoneiros, mulheres, LGBTs, jovens, idosos, aposentados. As ruas e praças ficaram pequenas. As Câmaras de Vereadores de Santa Maria/RS, Belo Horizonte/MG e Belém/PA foram ocupadas por manifestantes. Vivemos definitivamente um novo Brasil.
     
    Diversos desafios estão colocados. Talvez o maior deles, guia o Juntos a partir desta guinada sensacional que nos trouxe o mês de junho. Precisamos organizar a indignação das ruas. A juventude que luta por um futuro diferente precisa se unir e transformar a força das passeatas em mudanças reais. Estamos decididos de que fora das ruas não há futuro, fora das lutas o resto é ilusão. Convidamos todas/todos que estão nas mobilizações Brasil afora. É hora da gente se conhecer, debater, organizar nossa luta e dar um passo adiante. A estabilidade dos governos, dos políticos e partidos tradicionais evaporou. Tudo que era sólido desmanchou-se pela ação direta do povo. Queremos mais. Juntos nós vamos vencer.
     
    Assembleia Nacional do Juntos – 14 de julho – São Paulo
    Informações de horário, local e caravanas serão informados em breve.
     
    Confirme presença no evento no Facebook!
    fb.com/events/447353605362009
     
     
     
     
     
     

    Fw: [rede21sp] INFORMATIVO: Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    Para conhecimento.  






     

    Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

     

    Produção de redações e artigos científicos de estudantes do ensino médio, universitárias e universitários sobre gênero, mulheres e feminismos têm destaque em concurso nacional. Escolas com ações em prol da igualdade e do enfrentamento de discriminações também serão reconhecidas. Período de inscrição: 1º de julho a 30 de setembro

     

    Visite o portal www.igualdadedegenero.cnpq.br

     

     

    Estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; graduadas e graduados, especialistas; mestras e mestres poderão se inscrever, a partir desta segunda-feira (01/07), na 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, por meio do portal www.igualdadedegenero.cnpq.br. O concurso selecionará, até 30 de setembro, redações e artigos científicos, além de experiências inovadoras de escolas públicas e privadas.

     

    A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. Os trabalhos que se destacarem receberão premiações, tais como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

     

    Todas as categorias terão inscrição somente pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br

     

    Ensino pró-equidade - Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, poderão apresentar iniciativas voltadas ao enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Será escolhida uma escola por unidade da federação.

     

    Professoras e professores orientadores e as escolas que tiverem estudantes premiados receberão assinatura anual da Revista de Estudos Feministas e dos Cadernos Pagu. 

     

    O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero.

     

    Recorde de inscrições - A 8ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, ocorrida em 2012, alcançou o recorte de 5.139 trabalhos. Em 2010, foram efetuadas 4.572 inscrições, aumento de 12% no comparativo ao número de participantes da 8º edição.

     

    9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    Inscrições: 1 de julho a 30 de setembro de 2013

    Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

     

     

    Assessoria de Comunicação Social

    Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

    Presidência da República – PR

    61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5807 / 5887               

    www.spm.gov.br

     

    Flavia Loureiro   -
      Núcleo dos Amigos do Brooklin

    "INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
    Cap.40 Agenda 21

    "Informação causa mudanças" Flavia Loureiro
     
     
     
     
     

    6/07 - 14h - ATENÇÃO - Reuniao Catadores Forum Zona Leste - SP

    Para conhecimento e divulgação

     


    Reunião dos Catadores do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste


    Data: 06 de julho de 2013 - Sábado
    Horário: 14:00 horas
    Local: SESC Itaquera - Espaço Benfeitores da Natureza
     

    Pauta

    • 14:00hs -  Informes Projeto FEMA e Conferencia Municipal de Meio Ambiente - Delaine Romano e Angelo Iervolino/Fórum
    • 14:20hs -  Resultado da Enquete "Os catadores acabarão?" -  Francisco Biazini/Rede Resíduo
    • 15:00hs -  Palestra "Coleta e Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes" - Elaine Menegon Chemont/TRAMPPO - Gestão Sustentável de Lâmpadas
    • 16:10hs -   Espaço reservado aos catadores e cooperativas na troca de experiências de comercialização (5o.Encontro) - Facilitadoras Nanci Darcolete - Coop Recicla Filadelfia e Dulce Andrade - Coop Chico Mendes
    • 17:00hs -   Encerramento 

    Lembrete: avisar na Portaria que irá participar da reunião "Coleta Seletiva" para ter acesso ao Estacionamento. Qualquer dúvida entrem em contato.
    Deborah/Carol/Guilhermo - Programação - SESC Itaquera - 11 25239229

    Angelo Iervolino - Diretor de Meio Ambiente do FDZL - cel 11 991154053 

    SAL SOCIEDADE AMBIENTALISTA LESTE

    1993-2013

    20 ANOS

    AJUDANDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

    "Preservação ambiental e responsabilidade social são o nosso compromisso"


    Flavia Loureiro   -
      Núcleo dos Amigos do Brooklin

    "INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
    Cap.40 Agenda 21

    "Informação causa mudanças" Flavia Loureiro
     
     
     
     
     
     

    sexta-feira, 5 de julho de 2013

    SEMINÁRIO DA SAÚDE

     
    SEMINÁRIO DA SAÚDE
     
    Por: Antonio Pedro Silva
     
     

    DIA : 13/07/2013
     
    HORÁRIO : 09:00 H
     
    TEMA: CONSTRUINDO O SUS ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE )
     
    Local: OBRA SOCIAL DOM BOSCO
     
    RUA: R. Álvaro de Mendonça, 456-São Paulo
    (11) 2205-1100
     
     
     
     
     
     
     

    Especial - Jornal do Senado

    por: Flavia Loureiro  
    "INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21
     
     

    Nota: www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/07/04/lei-maria-da-penha

    De: Jornal do Senado
     
     
     
     
     
     

    Aprovada reciclagem obrigatória de veículos

     
    Sistema de logística reversa, que prevê a coleta de resíduos pelos fabricantes, poderá incluir veículos automotores. Índice de reciclagem ainda é irrisório no Brasil, ao contrário do que ocorre em vários países
     

    Figueiró defende solução para o impacto ambiental crescente dos automóveis Foto: José Cruz
    O reaproveitamento de veículos automotores pode se tornar obrigatório no país. A iniciativa, presente no Projeto de Lei do Senado (PLS) 67/2013, foi aprovada ontem pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O projeto inclui veículos leves ou pesados, que transportam cargas ou passageiros, no sistema de logística reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
    O sistema de logística reversa envolve a coleta e a devolução de determinados resíduos sólidos ao setor produtivo ou empresarial responsável. Os resíduos descartados podem, dessa forma, ser reaproveitados pelo próprio fabricante ou em outros ciclos produtivos. Atualmente, a PNRS (Lei 12.305/2010), sujeita seis tipos de produtos a esses sistemas: agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.
     
    O PLS 67/2013, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também determina as características que definem o fim da vida útil dos veículos e do uso deles pelo consumidor. O autor afirma que a logística reversa de veículos é adotada em vários países e, na Europa, a reutilização de componentes chega a 95%. Segundo o senador, no Brasil, apenas 1,5% da frota brasileira que sai de circulação vai para a reciclagem.
     
    O relator, Ruben Figueiró (PSDB-MS), votou favoravelmente ao projeto. Para ele, o setor de automóveis causa um grande impacto ­ambiental, pelo número crescente de venda de ­veículos no país.
     
    "Somando-se os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas), apenas em 2011 mais de 6 milhões de novos veículos entraram em circulação", afirma Figueiró no relatório.
     
    O projeto ainda deve passar pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente (CMA), onde terá decisão terminativa.
     
    Jornal do Senado
     
    (Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)
     
    www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/07/04/aprovada-reciclagem-obrigatoria-de-veiculos
     

     
    Fabricantes poderão ser obrigados a recolher componentes de automóveis fora de circulação
    Denise Costa
     
     
     
    Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes poderão ficar obrigados a implementar sistemas para recolher automóveis, de transporte de carga ou de passageiros, após o uso pelo consumidor. É a chamada "logística reversa". O objetivo é a reciclagem ou a destinação ambientalmente adequada dos componentes. A determinação está inserida em projeto de lei do Senado (PLS 67/2013) que estava previsto para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
     
    O projeto foi enviado nesta quinta-feira (2) à Secretaria-Geral da Mesa para leitura em Plenário de requerimentos do senador Armando Monteiro  (PTB-PE), que pede o exame do texto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e do senador Anibal Diniz (PT-AC), que solicita a sua análise também pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
     
    Pelo texto da proposição, "o uso pelo consumidor dos veículos automotores se encerra quando estes não apresentam condições para a circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado, degradação, abandono ou outro motivo."
     
    Esse sistema, conhecido tecnicamente como logística reversa, já é utilizado, lembra o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), nos Estados Unidos, no Japão e na Europa, onde o reaproveitamento dos carros chega a 95%, segundo informou.
     
    Já o Brasil, argumenta, apesar de ter "ótimos indicadores de reciclagem em materiais como papel, alumínio e vidro, apenas 1,5% da frota de veículos que sai de circulação vai para a reciclagem". A estimativa é do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa (Sindinesfa).
     
    No Brasil a reciclagem de veículos ainda "engatinha", reforça o senador. Principalmente porque a legislação sobre destinação final adequada de resíduos sólidos não exige o processo para os carros. Essa ausência legal, acrescenta ele, faz com que, na maioria das vezes, os veículos terminem sendo abandonados nas vias públicas, gerando inúmeros problemas e se tornando inclusive focos de mosquitos. Para resolver a questão, Vital do Rêgo apresentou o projeto que insere modificação na Lei de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
     
    Já são obrigados a realizar a logística reversa, pela Lei de Resíduos Sólidos, os fabricantes e comerciantes de: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus derivados e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
     
    Favorável ao projeto, o relator, senador Ivo Cassol (PP-RO), considera a logística reversa imprescindível por causa da política de transporte que tem prevalecido no país, com ênfase no transporte rodoviário de cargas e na solução individual para mobilidade urbana.
     
    Ele citou dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), segundo os quais, apenas em 2011, mais de seis milhões de novos veículos entraram em circulação no Brasil.
     
    O projeto inicialmente receberia decisão terminativa na CMA, norma regimental que permite o envio da proposição para a Câmara dos Deputados caso seja aprovada e não haja recurso para exame pelo Plenário do Senado.
     
    Agência Senado
     
    (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
     
    www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/02/fabricantes-poderao-ser-obrigados-a-recolher-componentes-de-automoveis-fora-de-circulacao
     

    Nota: Vai ser interessante ver como ficam os ferros velhos, os veículos abandonados e os pátios do Detran. Estará alimentado o reuso de peças diminuindo os desmanches?
     
    Mesmo assim a Logística Reversa ainda deixa muito a desejar pela falta de interesse e espaço dos revendedores que atendem ao consumidor final.
     
    Flavia Loureiro   -
      Núcleo dos Amigos do Brooklin
     
    "INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
    Cap.40 Agenda 21