Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8º Encontro ZL - Tema: MOSTRA PERIFERIA

Relato de nosso último encontro
 
8º Encontro ZL – Tema: MOSTRA PERIFERIA
 
LOCAL: Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara (espaço aonde acontece o Sarau "O que dizem os Umbigos?!") Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, Rua José Cardoso Pimentel, 18 (prox. Praça Silva Teles) - Itaim Paulista.
 
Presentes: Queila (O q dizem os umbigos!!!), Pollyana (PCTH), Wellington (PCTH), Sleyla (Arte Maloqueira, Ruas de fazer, Juntos na luta), Rubão Motta, Ely Barbosa (Roteirista, Redator), Leandro (Balaio), Edilson, Lucas (MAP), Ivanildo (Fórum Cultura São Miguel, Felipe, Chapéu (Cultura ZL, Acorda Zé), Jonathan (Acorda Zé), Sandra Frietha, Josiel (Sacolão das artes - ZS), Max (Brava Companhia - ZS), Fernando (Sarau do Fundão, Sacolão das artes - ZS), Samara (O q dizem os umbigos!!!) Elaine Mineiro (Albertinas), Dina Costa (Ruas de fazer), Pedrinho (Cine Campinho, Mov. Guaianás, Ruas de fazer), Ricardo (Espaço Marighella), Daniel (O q dizem os umbigos!!!) , Luciano (Dolores), Marcello (ALMA)
 
 
 
Em continuidade às ações do Fórum de Cultura da Zona Leste, a proposta deste encontro era de dar início à organização de uma MOSTRA DA PERIFERIA. Além de coletivos integrantes do Fórum (que já participam dos encontros há algum tempo), estiveram presentes, pela primeira vez, outros agentes culturais da ZONA LESTE e da ZONA SUL (citados acima).
 
O encontro foi aberto com um breve histórico da construção e das ações do FCZL, até então. Enfatizando que a ideia da MOSTRA é uma CONTINUIDADE DAS AÇÔES que já vem sendo realizadas, cuja proposta de organização ESTÁ ABERTA à tod@s @s interessados em participar.
 
A princípio algumas propostas de temas, datas e espaços para realização da Mostra foram levantadas, porém a conversa encaminhou-se no sentido de pensar num CONCEITO, num mote, algo que não separe a questão ARTÍSTICA da LUTA POLÍTICA que o FCZL já vem se propondo desde o início da organização.
 
Perante um informe que chegou durante a reunião (que relata a possível e quase concreta cessão, por 99 anos, do espaço do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) ao SESC SP), a pauta encaminhou-se no sentido de que a Mostra deveria ter também o caráter de ATO, em repúdio à privatização deste espaço, assim como à outras questões enfrentadas, sobretudo nas periferias. Ainda sobre o CFCCT, vamos assuntar melhor a informação citada acima e caso seja verídico vamos ver a possibilidade de um ato conjunto na Mostra.
 
Também foi discutido que o FOMENTO À PERIFERIA pode ser o carro chefe desta ação, já que, além de ser uma pauta carimbada e defendida (em vários espaços) por este movimento, a multiplicidade de ações culturais acontecendo, simultaneamente, nas periferias, e compiladas numa programação única (no mês de Outubro), evidenciariam a quantidade e pluralidade da produção artístico-cultural periférica, chamando a atenção para demanda vs ausência de financiamento direto e efetivo.
 
Portando, dentre as questões discutidas, por hora, fechamos nas seguintes proposições/encaminhamentos:
 
A MOSTRA DA PERIFERIA deve acontecer em OUTUBRO: a ideia é dar VISIBILIDADE às ações que já vem sendo realizadas pelos coletivos das periferias e reuni-las num veículo de comunicação (VOZ DA LESTE - EXTRA) como programação da MOSTRA.
 
Cada coletivo fica responsável por MAPEAR, CONVIDAR e APRESENTAR no próximo encontro, grupos interessados em compor a programação desta Mostra, com suas respectivas ações artísticas espalhadas pelas periferias da cidade.
 
A MOSTRA terá como carro chefe o FOMENTO À PERIFERIA (pelos motivos já mencionados), porém estará em alerta e de prontidão para somar (se necessário, com o pé na porta!/ mais radicalidade) em questões urgentes como a do Centro de Formação da Cidade Tiradentes, dentre outras.
 
Para organização da mostra temos 3 GTs:
 
O GT de Formação ficou responsável por pensar em espaços de formação durante a Mostra e apresentar as propostas para o grupão, no próximo encontro.
 
Foi proposto que o GT de Políticas Públicas (neste momento) se transforme no GT Fomento à Periferia, com a iniciativa de já começarem os trabalhos de discussão, pesquisa e escrita de uma proposta (sob o ponto de vista dos artistas/sujeitos periféricos) para esta Lei.
 
Também foi criado um novo grupo de trabalho, o GT de Comunicação, que dê conta de criar e divulgar as ações do Fórum, assim como da MOSTRA. Existe a ideia de criar um logo, uma frase ou algo do gênero que possa servir como "operação praga" e chamar atenção para divulgação da mostra, assim como para as pauta(s) de luta do FCZL em todos os espaços (reais ou virtuais) que ele esteja presente.
 
OBS: Todos os GT's estão abertos à quem queira participar. Se há interesse em compor um destes GT's ou todos eles, basta enviar um e-mail para o forumdeculturadazonaleste@gmail.com e as pessoas que já fazem parte do respectivo grupo, irão divulgar o(s) dia(s) de trabalho.
 
Ficou acertado que os GTs devem se reunir paralelamente e encaminhar seus trabalhos, de modo que, na próxima reunião haja propostas claras de cada grupo de trabalho, no que diz respeito à sua função na MOSTRA.
 
 
 
A PRÓXIMA REUNIÃO (ENCONTRÃO GERAL) ficou marcada para o DIA 23 de SETEMBRO, às 18h no mesmo espaço: Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, Rua José Cardoso Pimentel, 18 (prox. Praça Silva Teles) - Itaim Paulista.
 
 
Por:      Elaine Mineiro
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário