A emissora de televisão brasileira, TV Cultura, é o segundo canal de maior qualidade do mundo.

A informação é resultado de um levantamento encomendado pela rede britânica BBC, ao instituto de pesquisa inglês Populus. O primeiro lugar ficou com a BBC One.

O estudo foi realizado em 14 países, no qual 500 pessoas, com mais de 18 anos, foram entrevistadas em cada um deles. Os países foram a Alemanha, Austrália, Brasil, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Suécia.

A segunda emissora brasileira com maior qualidade, segundo a pesquisa, é a Rede Globo, em 28º lugar.

Entre outros canais brasileiros, A TV Brasil está em 32º lugar, a Bandeirantes em 35º, Record 39º, e o SBT ficou com a 40ª posição.

A TV Cultura foi fundada em 1960 pelos Diários Associados. Em 1969 foi reinaugurada pela fundação Padre Anchieta, pela qual é mantida. A fundação não tem fins lucrativos e recebe recursos públicos e privados por meio de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

Programa Cocoricó: Um clássico infantil/educativo da TV Cultura.

A emissora mantém um caráter cultural e educativo para os públicos, infantil, jovem e adulto.

O resultado da pesquisa em questão chega a ser uma surpresa até para os próprios brasileiros, onde o canal é pouco valorizado.

Particularmente, ainda me lembro que, nos anos 90, programas como Castelo Rá-Tim-Bum e X-Tudo, além de experiências do programa O Mundo de Beakman, frequentemente eram assuntos das crianças nos colégios. Mas com a popularização da internet e dos canais a cabo a TV Cultura foi aos poucos deixando de ser fonte dos assuntos.

Mas, nota-se através da pesquisa acima que muitos ainda conhecem o potencial da Emissora, da qual esperamos que em breve possa voltar a ter, no Brasil, a mesma influência de outrora.