Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Diagnóstico precoce é falho em câncer de esôfago, 6º tipo mais incidente em homens

 

Raquel Ribeiro
Assessoria de Comunicação

(11) 3875-6296
raquelribeiro@rspress.com.br
www.rspress.com.br 



Diagnóstico precoce é falho em câncer de esôfago, 6º tipo mais incidente em homens


Para Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) faltam políticas públicas para conscientizar a população

 

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de esôfago, doença silenciosa e está em 6º lugar das doenças mais frequentes em homens e ocupa o 15º quando se trata de mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Segundo o endoscopista, Gustavo Andrade de Paulo, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), faltam políticas públicas para esse tipo de enfermidade que é silenciosa. "Quando há fator de risco, a endoscopia digestiva deve ser realizada porque se o paciente só fizer o exame quando estiver com sintomas, pode ser tarde demais."

O principal sintoma dos pacientes com suspeita de câncer de esôfago é a dificuldade de ingerir os alimentos. "Dor ao engolir, emagrecimento, tosse, pneumonia por refluxo e rouquidão são alguns indícios da doença" explica De Paulo.  Segundo ele, os maus hábitos também influenciam alguns indivíduos a desenvolverem a doença. "Hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas podem causar o câncer de esôfago. Como também pessoas que tem por costume ingerir frequentemente líquidos quentes aumentam a chance de desenvolver o mal" finaliza.


Responsável por 96% dos casos, o tipo de câncer de esôfago mais comum é o carcinoma epidermoide escamoso. As estimativas do Inca apontam que só em 2014 serão diagnosticados 10.780 novos casos da doença no Brasil, sendo 8.010 homens e 2.770 mulheres. O esôfago é a porção do sistema digestivo que conduz o alimento da boca ao estomago.

 

Como diagnosticar

O diagnóstico da doença é realizado por meio da endoscopia digestiva, exame de imagem que investiga o interior do tubo digestivo, realizando biópsias que confirmam diagnóstico. Segundo De Paulo, é necessário realizar o exame a partir dos 40 anos em fumantes ou em pessoas que ingerem bebidas alcoólicas com frequência. Para quem já teve casos na família, é necessário realizar o procedimento 10 anos antes da idade em que foi descoberta a doença no parente.

 

 

Informações à imprensa:

RS Press

(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197
Raquel Ribeiro – 
raquelribeiro@rspress.com.br  
Nicolli Oliveira – 
nicolli_oliveira@rspress.com.br

    DIVULGAÇÃO

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário