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sexta-feira, 10 de maio de 2013
Reunião com o Secretário Municipal de Educação Prof. Cesar Callegari na Zona Leste

A Escola de Cidadania da Zona Leste convida a todos e todas para a reunião com o Secretário Municipal de Educação
Prof. Cesar Callegari
Convidamos todas as Lideranças, Movimentos e Entidades Sociais para esta importante reunião REPUBLICANA,
DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE.
________________________________________
Data: 10 de Maio de 2013, Sexta Feira, 19h30
Local: Salão da Igreja São Francisco de Assis,
Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Zona Leste.
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1. Queremos NOVAS CRECHES na Região Leste. Convidamos as Entidades Sociais que queiram administrar com qualidade uma CRECHE ou mais.
Trazer as propostas de Casas e Espaços para NOVAS CRECHES. “LUGAR DE CRIANÇA É NA CRECHE, É NA ESCOLA, É NO NOVO MUNDO DA
CULTURA, DA CIDADANIA PLENA...”.
2. Queremos ampliar as VAGAS NAS CRECHES EXISTENTES. As Creches que já funcionam e que tem CAPACIDADE PARA AMPLIAR O NÚMERO
DE CRIANÇAS podem trazer as propostas. Sejam CRECHES DE ENTIDADES SOCIAIS, SEJAM CRECHES DE ENTIDADES QUE ESTÃO EM PRÉDIOS DA
PREFEITURA.
3. Queremos CONSTRUIR NOVAS CRECHES. Traga indicações de TERRENOS com cerca de 3.000 m2. Vamos estudar os terrenos vazios e com
possibilidades de novas CRECHES.
4. QUEREMOS EDUCAÇÃO, CULTURA E TODAS AS MELHORIAS PARA AS CRIANÇAS E SUAS FAMILIAS. O território, ou seja, a Vila ou Jardim
aonde eu resido é ESPAÇO DE PLENA CIDADANIA. Como diz o princípio das CIDADES SUSTENTÁVEIS: “Num raio de 300 a 400 metros eu
encontro todas as Políticas Públicas”: Saúde, Transporte, Trabalho, Lazer, Políticas de Cultura, Esporte, Segurança, Moradia digna, etc...
Venha! Vamos fazer acontecer o novo na imensa cidade de São Paulo: as POLITICAS PUBLICAS em todas as Vilas e Jardins da Zona Leste.
5. A Secretaria Municipal de Educação estará presente apoiando todas estas iniciativas e parcerias para se avançar na Zona Leste e Cidade
de São Paulo.
A Cidade mais rica do Brasil não pode excluir e abandonar as Crianças.
Queremos o PRO-CRECHE para TODAS AS CRIANÇAS. Que a Prefeitura compre as VAGAS para que nenhuma Criança fique fora da
CRECHE.
Não podemos esperar mais 4 anos para atender as CRIANÇAS EXCLUÍDAS. A Cidade de São Paulo é uma das piores Cidades do Brasil
para tratar e atender as CRIANÇAS na Educação...
6. TODA UMA ALDEIA CUIDA DAS CRIANÇAS. Há um provérbio africano que diz: TODA UMA ALDEIA CUIDA DAS CRIANÇAS. Esse é o
objetivo desta reunião. TODA ZONA LESTE CUIDANDO DAS CRIANÇAS. Na Creche a Criança aprende a conviver com Cidadania, com
os belos valores humanos e sociais. É desde a CRECHE ATÉ A UNIVERSIDADE que vamos construindo uma EDUCAÇÃO HUMANA,
DEMOCRÁTICA, REPUBLICANA, etc... Envolvendo toda Família neste processo educativo de participação e construção de uma CIDADE
PARA TODOS E TODAS. “Cuidar das Crianças e da Cidade”. A Cidade mais rica do Brasil não pode abandonar a grande riqueza: CRIANÇAS.
7. COMO MELHORAR AS CRECHES EXISTENTES E AMPLIAR MAIS NA ZONA LESTE? Trazer sugestões!. O que você propõe para as CRECHES
terem qualidade 1000%?
8. Criança SEM EDUCAÇÃO INFANTIL é uma Criança que vai sofrer na Saúde, na Inclusão Social, no Mundo do Trabalho.
Vamos LUTAR: toda CRIANÇA NA CRECHE, ESCOLA.
Atenção aos participantes e interessados na reunião. Estamos iniciando um diálogo com a
Secretaria Municipal de Educação.
Por favor, tragam tudo por escrito para que possamos dar passos documentados e organizados.
Vocês podem contar com total apoio do Movimento Nossa Zona Leste, Jornal Voz da Comunidade e
Escola de Cidadania da Zona Leste.
Informações: Luis França - franca-luis@uol.com.br
Deise Cassi - deisecassijvc@gmail.com
Contato:
franca-luis@uol.com.br
Construção de Rede de educação e cultura da Zona Leste

A Região Leste de São Paulo não abre mão da luta para despertar nossas expressões culturais adormecidas e desconhecidas. Esta região é uma imensa rede de produtores das mais diferentes formas de cultura e dos mais diferentes lugares do país. A nossa luta a nossa bandeira é a de fazer entender a cultura como universo simbólico de construção de significados da experiência humana, mas também como economia e direito de cidadania, os movimentos culturais aqui nascidos, desde a formação das dezenas de bairros e distritos precisam ser transformados em núcleos de acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural, abertos aos mais diferentes criadores.
Busca-se assim ampliar a capacidade de apropriação criativa, pela população menos favorecida, da imensa riqueza e diversidade do nosso patrimônio cultural, de modo a potencializar energias sociais e culturais próprias à dinâmica das comunidades, numa extensa rede de ações voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e à consolidação de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora como instrumento de construção da cidadania.
Desse modo, não abriremos mãos de algumas pautas relacionadas a educação e a cultura, além do PLANO DE METAS DA ZONA LESTE PARA 2013-2016.
Neste sentido, estamos convidando todos(as) para a reunião preparatória para a construção da REDE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA ZONA LESTE, cujos objetivos se constituirão, entre outros, na organização, fomentação e incentivos a criação de fóruns regionais nas vilas, bairros. A sua presença é imprescindível na elaboração de políticas públicas para educação, a cultura e a construção de metodologias que ajudem a subsidiar uma abordagem transdisciplinar entre o campo da educação e da cultura, PARES INDISPENSÁVEIS PARA SUSTENTABILIDADE HUMANA.
Quando:10 de maio de 2013, às 16 horas
Onde: Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP
Contato:
tiao.soares@hotmail.com
Plano Municipal de Educação terá audiências regionais e temáticas

O Plano Municipal de Educação, que deveria orientar o sistema de ensino entre os anos de 2011 a 2020, ainda está em tramitação na Câmara, e deverá sofrer alterações até sua aprovação. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (8/5), o relator do projeto na Comissão de Administração Pública, vereador Mario Covas Neto (PSDB), endossou a manifestação de diversas entidades presentes, e confirmou que serão realizados mais debates temáticos e regionais.
“Essa primeira discussão deixou evidente que é preciso aprofundar ainda mais”, afirmou, considerando realizar audiências em conjunto com a Comissão de Educação Cultura e Esporte, próxima a relatar o projeto, a fim de acelerar a tramitação.
A Comissão Executiva do Plano Nacional de Educação, grupo formado na conferência de Educação de 2010, se manifestou através de carta enviada aos vereadores pedindo que o processo tenha continuidade de maneira participativa o que, segundo eles, não aconteceu até agora. “Questões polêmicas ainda precisam ser incorporadas”, disse Ananda Grinkraut, membro da Executiva. “Queremos que as audiências sejam norteadas pelo documento de sistematização elaborado na conferência, para que o que foi discutido em aconteça”, completou.
Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo
"O que é (e o que não é) sustentabilidade"

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões --ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.
*artigo de Oded Grajew - Folha de S.Paulo
ODED GRAJEW, 68, empresário, é coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos. É idealizador do Fórum Social Mundial
Fonte: redenossasaopaulo
Revisão do Plano Diretor: aproximar moradia do trabalho é desafio urgente da cidade

Afirmação foi feita pelo diretor do Departamento de Urbanismo de São Paulo, durante debate público de avaliação do plano em vigor e para ouvir sugestões da sociedade
Airton Goes airton@isps.org.br
Para o diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Kazuo Nakano, “aproximar a moradia do trabalho é um desafio urgente da cidade”, que precisa estar contemplado no futuro Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo. A afirmação do integrante da administração municipal foi feita no quarto debate público sobre a revisão do plano em vigor, ocorrido nesta terça-feira (7/5), no Centro Cultural São Paulo.
Em sua exposição, Nakano destacou que 2,5 milhões de pessoas têm que se deslocar todos os dias para a região do centro expandido, onde se concentra a maioria dos empregos existentes na capital paulista. “Não há transporte coletivo que dê conta”, registrou.
Ele lembrou que o atual PDE deveria ter sido complementado pelos planos de Habitação e de Circulação e Transportes. “Estes planos não foram instituídos, consolidados e aplicados, o que fez com que o nosso Plano Diretor ficasse capenga”, constatou.
Os dados apresentados pelo diretor de Urbanismo revelam que muitas das metas previstas no PDE de 2002 não foram cumpridas. “Dos 325 quilômetros de corredores de ônibus propostos, apenas 85 foram executados”, pontuou. Segundo Nakano, dos 28 terminais de ônibus previstos, somente 15 foram construídos. “Nos dois primeiros anos de vigência do Plano Diretor, 2003 e 2004, houve realmente a priorização do transporte coletivo, mas não foi dado continuidade”, declarou ele, alfinetando as administrações Serra e Kassab, que assumiram a Prefeitura de São Paulo após a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy.
Após a exposição do representante da atual gestão municipal, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil fizeram avaliações do plano atual e apresentaram sugestões para o que está em elaboração.
Na opinião do promotor de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, a mobilidade urbana deve ser um ponto central do futuro PDE. Antes de apresentar suas duas sugestões, ele já avisou que ambas seriam vistas como “antipáticas”.
Lopes propôs que o rodízio de carros seja ampliado para 24 horas e a instalação do pedágio urbano na cidade. “É indispensável pensar numa forma punitiva para o uso do automóvel”, justificou.
Para Gabriel de Pierro, coordenador do Grupo de Trabalho Juventude da Rede Nossa São Paulo, o atual Plano Diretor fracassou em tornar o trânsito mais seguro e menos violento. Ele defendeu que a cidade tenha um Plano de Mobilidade elaborado com a participação da sociedade.
Vários ativistas e defensores do modal cicloviário apresentaram sugestões para ampliar as ciclovias e tornar as vias compartilhadas mais seguras para os ciclistas.
Paradigma do automóvel tem que mudar
Ao final do debate, o secretário municipal de Política Urbana, Fernando de Mello Franco, sinalizou que na visão da Prefeitura os sistemas de transportes têm que ser indutores da urbanização e não ao contrário, como ocorre hoje. “Temos que aproximar as pessoas das áreas melhor servidas de transportes e serviços”, ponderou.
Em sua avaliação, “o grande paradigma que tem de mudar é o automóvel, o transporte individual motorizado”. Para Franco, isso é inevitável. “Não há nenhuma solução que funcione tendo o automóvel como paradigma”, argumentou, para em seguida complementar: “O novo Plano Diretor Estratégico tem que tensionar nesse sentido”.
Os debates públicos de revisão do Plano Diretor continuam nesta quinta-feira (9/5).
Veja o calendário dos próximos encontros:
9/5 - Quinta-feira
18h às 22h
Local a definir
Assunto: Atividade com segmento dos empresários
11/5 - Sábado
13h às 18h
UNINOVE –Campus Memorial. Av. Francisco Matarazzo, 364, Barra Funda.
Assunto: Investimentos Prioritários, Planos Regionais e Planos de Bairro.
14/5 - Terça-feira
18h às 22h
Local a definir
Assunto: Atividade com segmento de ONGs.
16/5 - Quinta-feira
18h às 22h
Local a definir
Assunto: Atividade com segmento de universidades, sindicatos, conselhos de categorias e associações profissionais.
18/5 - Sábado
13h às 18h
Local a definir
Assunto: Atividade com segmento de movimentos populares
31/5 e 1/6 - Sexta-feira e sábado
Das 8h às 18h
Anhembi – Auditório
Assunto: Conferência Municipal da Cidade de São Paulo.
Fonte: redenossasaopaulo
Superbactérias; O que são, exemplos, como agem, resistência aos antibióticos, como surgiram, doenças.

KPC: uma superbactéria perigosa
O que são
São bactérias causadoras de doenças (patogênicas) resistentes a muitos antibióticos, principalmente aos mais tradicionais.
Como surgiram
Grande parte destas superbactérias surgiu em função do uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico. Com o passar do tempo, muitas bactérias foram ganhando resistência aos antibióticos. Isso acontece, pois muitas pessoas interrompem o tratamento antes do prescrito pelo médico. Nestes casos, as bactérias não são eliminadas e ganham resistência ao medicamento (antibiótico).
Onde costumam atacar
Os hospitais, principalmente os centros cirúrgicos, são os locais mais comuns onde estas superbactérias se desenvolvem. Isso ocorre em função de uma conjugação de fatores. Os pacientes costumam estar com o organismo debilitado, pois estão doentes ou passaram por cirurgia. Caso o processo cirúrgico não siga com rigor os procedimentos de higienização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos ou até mesmo os cirurgiões ou integrantes de sua equipe estejam com as mãos contaminadas, pode haver a entrada e rápido desenvolvimento destas superbactérias nos pacientes. O contágio é feito através do contato com secreções de um paciente infectado.
E se nada é feito, o hospital torna-se o ambiente favorável para a disseminação delas para outras pessoas que passam por cirurgias ou procedimentos evasivos.
Perigo
Ao entrar em um organismo debilitado ou até mesmo de crianças ou idosos, estas superbactérias podem levar o indivíduo infectado à morte. Elas costumam se reproduzir rapidamente, prejudicando o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo.
Como são combatidas
Com antibióticos específicos e muito fortes. O grande problema é que estes medicamentos costumam gerar efeitos colaterais indesejados no organismo dos pacientes infectados.
Exemplos de superbactérias
- KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) – é uma das mais comuns na atualidade. O contágio é feito através de contato com secreções e o ambiente hospitalar, que não segue normas de desinfecção, é o local mais comum de proliferação. Pode causar pneumonia, infecções no sangue e no sistema urinário entre outros problemas. Caso não seja combatida de forma correta, pode gerar um quadro de infecção generalizada, levando o paciente infectado à morte.
- Staphylococcus aureus
- NDM-1
Dicas importantes:
- Antes e depois de entrar em contato com uma pessoa doente, lavar muito bem as mãos com sabão;
- Tomar antibióticos somente com prescrição e acompanhamento médico. Não interromper o tratamento, mas se precisar fazer por algum motivo (alergia ou efeitos colaterais), comunicar o médico;
- E para os médicos, enfermeiros e todos que trabalham em hospitais: fazer de forma rigorosa e eficiente todos os procedimentos de higienização e desinfecção.
Bibliografia indicada:
- Manual de Bacteriologia
Autor: Queiroz, Alexandre C.
Editora: Giz Editorial
Temas: Microbiologia, Ciências Biológicas
Atividades em 10 de Maio
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Fatecs abrem inscrição para o Vestibular

O período de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2013 vai até 11 de junho. O exame será no dia 30 de junho.
Serão 12.555 vagas – distribuídas entre os 65 cursos de graduação tecnológica das 56 Fatecs –, o que representa um crescimento de 660 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (11.895).
Novidades
* Três Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:
Fatec Mogi das Cruzes – Logística (40 vagas de manhã);
Fatec Zona Leste, na Capital – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã);
Fatec Sertãozinho –Manutenção Industrial (40 vagas à noite);
* Três Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:
Fatec Baixada Santista – Rubens Lara, de Santos – Gestão Portuária (40 vagas à tarde);
Fatec Sertãozinho – Gestão Empresarial (40 vagas à noite);
Fatec São Paulo, na Capital – Hidráulica e Saneamento Ambiental (40 vagas à tarde).
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br até as 15 horas do dia 11 de junho. O candidato precisa preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.
No ato da inscrição é possível escolher um curso em 1ª opção e colocar como 2ª opção: o mesmo curso de 1ª opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de 1ª opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet , no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.
O Manual do Candidato, que traz datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site para download gratuito.
Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus – acréscimo de pontos à nota final obtida no exame do Vestibular – de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.
É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.
Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2013 vão até 16 de maio. O Vestibulinho oferece 58.414 vagas para o Ensino Técnico. O exame será no dia 16 de junho.
Do total de vagas oferecidas, 49.190 são destinadas às 206 Etecs e às 61 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.546 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 64 turmas de 46 Etecs e 1 classe descentralizada.
Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital serão oferecidas 7.824 vagas para cursos técnicos em 107 escolas estaduais de 70 municípios paulistas e 1.400 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
O Vestibulinho para o próximo semestre vai oferecer 86 cursos técnicos. Desse total, dois são inéditos:
Arte Dramática na Etec de Artes, na Capital (30 vagas de manhã) ; e Recursos Humanos na EE Capitão Getúlio Lima, do município de Sales Oliveira, sob a administração da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado, de Orlândia.
Certificação de Competência
O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para 11 cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética e Serviços Jurídicos.
Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.
Inscrições
Para se inscrever a um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, vão até 16 de maio – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.
No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever.
O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida –, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site vestibulinhoetec.com.br
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