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sábado, 6 de julho de 2013

O povo brasileiro redescobriu as avenidas do nosso país


O povo brasileiro redescobriu as avenidas do nosso país. Saímos das reclamações cotidianas para a ação de rua. A luta pelos 20 centavos do aumento da passagem de ônibus em São Paulo conseguiu desencadear a maior onda de mobilizações do Brasil desde a queda da Ditadura. O centro gravitacional da política saiu dos Palácios, Congressos e Assembleias Legislativas para as ruas. Vivemos tempos absolutamente inéditos. Novas e grandes demonstrações do que a indignação mobilizada é capaz.
 
Esse novo Brasil está situado num mundo também marcado por crise econômica, revoluções, mobilizações de massas e a busca por alternativas. O descontentamento e o rechaço às ditaduras do norte da África, às democracias liberais da Europa e das chamadas potências emergentes como Brasil e Turquia marcam a conjuntura mundial. O país que se prepara para receber a Copa do Mundo e as Olímpiadas sofreu um terremoto político, promovido por diversos extratos sociais. Estudantes, desempregados, trabalhadores informais, servidores públicos, caminhoneiros, mulheres, LGBTs, jovens, idosos, aposentados. As ruas e praças ficaram pequenas. As Câmaras de Vereadores de Santa Maria/RS, Belo Horizonte/MG e Belém/PA foram ocupadas por manifestantes. Vivemos definitivamente um novo Brasil.
 
Diversos desafios estão colocados. Talvez o maior deles, guia o Juntos a partir desta guinada sensacional que nos trouxe o mês de junho. Precisamos organizar a indignação das ruas. A juventude que luta por um futuro diferente precisa se unir e transformar a força das passeatas em mudanças reais. Estamos decididos de que fora das ruas não há futuro, fora das lutas o resto é ilusão. Convidamos todas/todos que estão nas mobilizações Brasil afora. É hora da gente se conhecer, debater, organizar nossa luta e dar um passo adiante. A estabilidade dos governos, dos políticos e partidos tradicionais evaporou. Tudo que era sólido desmanchou-se pela ação direta do povo. Queremos mais. Juntos nós vamos vencer.
 
Assembleia Nacional do Juntos – 14 de julho – São Paulo
Informações de horário, local e caravanas serão informados em breve.
 
Confirme presença no evento no Facebook!
fb.com/events/447353605362009
 
 
 
 
 
 

Fw: [rede21sp] INFORMATIVO: Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Para conhecimento.  






 

Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

 

Produção de redações e artigos científicos de estudantes do ensino médio, universitárias e universitários sobre gênero, mulheres e feminismos têm destaque em concurso nacional. Escolas com ações em prol da igualdade e do enfrentamento de discriminações também serão reconhecidas. Período de inscrição: 1º de julho a 30 de setembro

 

Visite o portal www.igualdadedegenero.cnpq.br

 

 

Estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; graduadas e graduados, especialistas; mestras e mestres poderão se inscrever, a partir desta segunda-feira (01/07), na 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, por meio do portal www.igualdadedegenero.cnpq.br. O concurso selecionará, até 30 de setembro, redações e artigos científicos, além de experiências inovadoras de escolas públicas e privadas.

 

A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. Os trabalhos que se destacarem receberão premiações, tais como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Todas as categorias terão inscrição somente pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br

 

Ensino pró-equidade - Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, poderão apresentar iniciativas voltadas ao enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Será escolhida uma escola por unidade da federação.

 

Professoras e professores orientadores e as escolas que tiverem estudantes premiados receberão assinatura anual da Revista de Estudos Feministas e dos Cadernos Pagu. 

 

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero.

 

Recorde de inscrições - A 8ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, ocorrida em 2012, alcançou o recorte de 5.139 trabalhos. Em 2010, foram efetuadas 4.572 inscrições, aumento de 12% no comparativo ao número de participantes da 8º edição.

 

9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Inscrições: 1 de julho a 30 de setembro de 2013

Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Presidência da República – PR

61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5807 / 5887               

www.spm.gov.br

 

Flavia Loureiro   -
  Núcleo dos Amigos do Brooklin

"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
Cap.40 Agenda 21

"Informação causa mudanças" Flavia Loureiro
 
 
 
 
 

6/07 - 14h - ATENÇÃO - Reuniao Catadores Forum Zona Leste - SP

Para conhecimento e divulgação

 


Reunião dos Catadores do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste


Data: 06 de julho de 2013 - Sábado
Horário: 14:00 horas
Local: SESC Itaquera - Espaço Benfeitores da Natureza
 

Pauta

  • 14:00hs -  Informes Projeto FEMA e Conferencia Municipal de Meio Ambiente - Delaine Romano e Angelo Iervolino/Fórum
  • 14:20hs -  Resultado da Enquete "Os catadores acabarão?" -  Francisco Biazini/Rede Resíduo
  • 15:00hs -  Palestra "Coleta e Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes" - Elaine Menegon Chemont/TRAMPPO - Gestão Sustentável de Lâmpadas
  • 16:10hs -   Espaço reservado aos catadores e cooperativas na troca de experiências de comercialização (5o.Encontro) - Facilitadoras Nanci Darcolete - Coop Recicla Filadelfia e Dulce Andrade - Coop Chico Mendes
  • 17:00hs -   Encerramento 

Lembrete: avisar na Portaria que irá participar da reunião "Coleta Seletiva" para ter acesso ao Estacionamento. Qualquer dúvida entrem em contato.
Deborah/Carol/Guilhermo - Programação - SESC Itaquera - 11 25239229

Angelo Iervolino - Diretor de Meio Ambiente do FDZL - cel 11 991154053 

SAL SOCIEDADE AMBIENTALISTA LESTE

1993-2013

20 ANOS

AJUDANDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

"Preservação ambiental e responsabilidade social são o nosso compromisso"


Flavia Loureiro   -
  Núcleo dos Amigos do Brooklin

"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
Cap.40 Agenda 21

"Informação causa mudanças" Flavia Loureiro
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

SEMINÁRIO DA SAÚDE

 
SEMINÁRIO DA SAÚDE
 
Por: Antonio Pedro Silva
 
 

DIA : 13/07/2013
 
HORÁRIO : 09:00 H
 
TEMA: CONSTRUINDO O SUS ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE )
 
Local: OBRA SOCIAL DOM BOSCO
 
RUA: R. Álvaro de Mendonça, 456-São Paulo
(11) 2205-1100
 
 
 
 
 
 
 

Especial - Jornal do Senado

por: Flavia Loureiro  
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21
 
 

Nota: www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/07/04/lei-maria-da-penha

De: Jornal do Senado
 
 
 
 
 
 

Aprovada reciclagem obrigatória de veículos

 
Sistema de logística reversa, que prevê a coleta de resíduos pelos fabricantes, poderá incluir veículos automotores. Índice de reciclagem ainda é irrisório no Brasil, ao contrário do que ocorre em vários países
 

Figueiró defende solução para o impacto ambiental crescente dos automóveis Foto: José Cruz
O reaproveitamento de veículos automotores pode se tornar obrigatório no país. A iniciativa, presente no Projeto de Lei do Senado (PLS) 67/2013, foi aprovada ontem pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O projeto inclui veículos leves ou pesados, que transportam cargas ou passageiros, no sistema de logística reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O sistema de logística reversa envolve a coleta e a devolução de determinados resíduos sólidos ao setor produtivo ou empresarial responsável. Os resíduos descartados podem, dessa forma, ser reaproveitados pelo próprio fabricante ou em outros ciclos produtivos. Atualmente, a PNRS (Lei 12.305/2010), sujeita seis tipos de produtos a esses sistemas: agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.
 
O PLS 67/2013, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também determina as características que definem o fim da vida útil dos veículos e do uso deles pelo consumidor. O autor afirma que a logística reversa de veículos é adotada em vários países e, na Europa, a reutilização de componentes chega a 95%. Segundo o senador, no Brasil, apenas 1,5% da frota brasileira que sai de circulação vai para a reciclagem.
 
O relator, Ruben Figueiró (PSDB-MS), votou favoravelmente ao projeto. Para ele, o setor de automóveis causa um grande impacto ­ambiental, pelo número crescente de venda de ­veículos no país.
 
"Somando-se os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas), apenas em 2011 mais de 6 milhões de novos veículos entraram em circulação", afirma Figueiró no relatório.
 
O projeto ainda deve passar pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente (CMA), onde terá decisão terminativa.
 
Jornal do Senado
 
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)
 
www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/07/04/aprovada-reciclagem-obrigatoria-de-veiculos
 

 
Fabricantes poderão ser obrigados a recolher componentes de automóveis fora de circulação
Denise Costa
 
 
 
Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes poderão ficar obrigados a implementar sistemas para recolher automóveis, de transporte de carga ou de passageiros, após o uso pelo consumidor. É a chamada "logística reversa". O objetivo é a reciclagem ou a destinação ambientalmente adequada dos componentes. A determinação está inserida em projeto de lei do Senado (PLS 67/2013) que estava previsto para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
 
O projeto foi enviado nesta quinta-feira (2) à Secretaria-Geral da Mesa para leitura em Plenário de requerimentos do senador Armando Monteiro  (PTB-PE), que pede o exame do texto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e do senador Anibal Diniz (PT-AC), que solicita a sua análise também pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
 
Pelo texto da proposição, "o uso pelo consumidor dos veículos automotores se encerra quando estes não apresentam condições para a circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado, degradação, abandono ou outro motivo."
 
Esse sistema, conhecido tecnicamente como logística reversa, já é utilizado, lembra o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), nos Estados Unidos, no Japão e na Europa, onde o reaproveitamento dos carros chega a 95%, segundo informou.
 
Já o Brasil, argumenta, apesar de ter "ótimos indicadores de reciclagem em materiais como papel, alumínio e vidro, apenas 1,5% da frota de veículos que sai de circulação vai para a reciclagem". A estimativa é do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa (Sindinesfa).
 
No Brasil a reciclagem de veículos ainda "engatinha", reforça o senador. Principalmente porque a legislação sobre destinação final adequada de resíduos sólidos não exige o processo para os carros. Essa ausência legal, acrescenta ele, faz com que, na maioria das vezes, os veículos terminem sendo abandonados nas vias públicas, gerando inúmeros problemas e se tornando inclusive focos de mosquitos. Para resolver a questão, Vital do Rêgo apresentou o projeto que insere modificação na Lei de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
 
Já são obrigados a realizar a logística reversa, pela Lei de Resíduos Sólidos, os fabricantes e comerciantes de: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus derivados e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
 
Favorável ao projeto, o relator, senador Ivo Cassol (PP-RO), considera a logística reversa imprescindível por causa da política de transporte que tem prevalecido no país, com ênfase no transporte rodoviário de cargas e na solução individual para mobilidade urbana.
 
Ele citou dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), segundo os quais, apenas em 2011, mais de seis milhões de novos veículos entraram em circulação no Brasil.
 
O projeto inicialmente receberia decisão terminativa na CMA, norma regimental que permite o envio da proposição para a Câmara dos Deputados caso seja aprovada e não haja recurso para exame pelo Plenário do Senado.
 
Agência Senado
 
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 
www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/02/fabricantes-poderao-ser-obrigados-a-recolher-componentes-de-automoveis-fora-de-circulacao
 

Nota: Vai ser interessante ver como ficam os ferros velhos, os veículos abandonados e os pátios do Detran. Estará alimentado o reuso de peças diminuindo os desmanches?
 
Mesmo assim a Logística Reversa ainda deixa muito a desejar pela falta de interesse e espaço dos revendedores que atendem ao consumidor final.
 
Flavia Loureiro   -
  Núcleo dos Amigos do Brooklin
 
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/
Cap.40 Agenda 21
 
 
 
 
 
 

59% dos brasileiros, em maio, admitiam futuro promissor para o Brasil

Apesar de se mostrarem satisfeitos com as possibilidades de melhora da economia, a maioria dos países se dizia insatisfeita com os rumos que o país vinha tomando

Por : Luiz Flávio Gomes
 

Na presidência da República o serviço de inteligência não antecipou absolutamente nada sobre as manifestações populares de junho de 2013. O serviço de inteligência não funcionou (O Estado de S. Paulo de 23.06.13, p. A4). A Revolução J-13 (junho de 2013) tampouco foi prevista pelos meios de comunicação, partidos, instituições governamentais ou privadas. Ninguém imaginou a revolta popular mais contundente e eletrizante, depois da redemocratização (1985). Por quê?
 
 
Porque os órgãos de pesquisa encarregados de fazer flutuar o modelo econômico-financeiro injusto e desigual, que tomou conta do mundo inteiro, mostravam, à primeira vista, um cenário favorável para os países emergentes. Pesquisa divulgada no dia 23.05.13, pela Pew Researcher Center, que é um instituto de pesquisa americano especializado em temas políticos, econômicos e sociais, apontava o seguinte: a maioria dos países centrais (com algo grau de desenvolvimento) estava insatisfeita com a sua economia; já os países emergentes se mostravam satisfeitos com os rumos que as suas economias vinham tomando.
 
 
Foram aplicados questionários em 39 países, separados por três diferentes categorias - economias avançadas, mercados emergentes e países em desenvolvimento econômico, baseado nos grupos de renda do Banco Mundial, tipo de economia e classificação de especialistas.
 
 
Em maio de 2013 a pesquisa dizia que, em média, 53% dos países com mercados emergentes diziam que suas economias iam bem, em comparação com 33% dos países pouco desenvolvidos e 24% de países com economia avançada. Estão particularmente negativas (as economias) em países Europeus como a França (9% de satisfação positiva), Espanha (4%), Itália (3%) e Grécia (1%). Participantes em mercados emergentes como China (88%) e Malásia (85%) disseram que a economia vai especialmente bem. No Brasil, 59% dos participantes da pesquisa se disseram satisfeitos com o país em termos econômicos.
 
 
Quando perguntados como eles acreditam que a economia estaria daqui a 12 meses, 79% disseram acreditar que a economia iria melhora, 15% acreditavam que permaneceria igual e outros 6% julgaram que estaria pior. China chegou a 80% de otimismo e Malásia 64%. A maioria dos países europeus não esteve tão otimista. Nos EUA, 33% dos entrevistados disseram acreditar numa piora da economia, na Espanha chegou a 47%, na França 61% e Grécia 64%.
 
 
Apesar de se mostrarem satisfeitos com as possibilidades de melhora da economia, a maioria dos países se dizia insatisfeita com os rumos que o país vinha tomando. Entre os participantes da pesquisa no Brasil, 55% disseram não estar satisfeitos com a direção que o país vinha mostrando. Dos países de mercado emergente, China e Malásia foram os países que mais demonstraram ter boa perspectiva sobre o futuro do país, com mais de 80% dos entrevistados satisfeitos. Já Grécia, Itália e Espanha foram os mais desacreditados por 2%, 3% e 5% da população insatisfeita, respectivamente.
 
 
Seguindo o mesmo passo, a maioria dos países acredita que a economia está atualmente ruim. Em metade dos países de mercado emergente, ao contrário, a população acredita que a economia está boa, apresentando em média 70%. No Brasil, esse índice chegou a 59% de satisfação, enquanto China e Malásia apresentaram cerca de 80% e a Argentina 39% de satisfação. Países da Europa como Grécia, Itália e Espanha apontaram, em média, 97% de insatisfação.
 
 
O que faltou em relação ao Brasil? Perceber que os brasileiros se mostravam satisfeitos com a economia (59% em maio de 2013), mas não escondiam preocupações sérias: 55% disseram não estar satisfeitos com a direção que o país vinha mostrando. De outro lado (como informou o Valor Econômico):
 
 
Principal problema - Ao apontar o principal problema que o governo deve enfrentar, 46% dos brasileiros ouvidos na pesquisa apontaram a falta de oportunidades de emprego, ainda que a taxa de desocupação esteja hoje nas mínimas históricas. É uma fatia bem superior aos 24% que pedem mais atenção aos preços em alta, mesmo num cenário em que a inflação segue perto do teto da meta, de 6,5%.
 
 
Desigualdade - Apesar da redução da desigualdade de renda apontada por indicadores socioeconômicos nos últimos anos, 75% dos entrevistados no Brasil dizem que esse ainda é um grande problema, com 50% dizendo que a distância entre ricos e pobres tem aumentado.
 
 
É essa injustiça brutal e secular relacionada com a desigualdade (Casa Grande e Senzala) que foi parar nas ruas de todo país. Ocorre que essa injustiça, como vem de 1.500, é ignorada por todo mundo dominante. Ela foi naturalizada (internalizada) no nosso processo de socialização. Mas o ser humano não suporta a injustiça eternamente. Um dia tinha que se rebelar. E se rebelou!
 

Autor
 

Luiz Flávio Gomes é jurista e coeditor do portal atualidadesdodireito.com.br
 

Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga e pesquisadora do Instituto Avante Brasil
 
jornal.jurid.com.br/materias/doutrina-geral/59-brasileiros-em-maio-admitiam-futuro-promissor-para-brasil/idp/75735
 

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Nota: Entre os aspectos há a falta de condições financeiras para o aprimoramento pessoal e profissional. Sem falar da qualidade de algumas instituições educacionais. Em outro ponto, simplesmente trocaram a Classe Média; ou como alguns dizem "o burro de carga".
 
Flavia Loureiro   -
  Núcleo dos Amigos do Brooklin
 
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s
 
 
 
 

Decreto nº 8.033, de 27 de Junho de 2013

Decreto nº 8.033, de 27 de Junho de 2013
Regulamenta o disposto na Lei no 12.815, de 5 de junho de 2013, e as demais disposições legais que regulam a exploração de portos organizados e de instalações portuárias
Fonte | Imprensa Nacional - Sexta Feira, 28 de Junho de 2013
 
 
 
por: Flavia Loureiro   -
  Núcleo dos Amigos do Brooklin
 
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s
 
 
 
 

Subprefeituras de Aricanduva, Ipiranga, Mooca e Vila Pudente / Sapopemba recebem a população neste sábado, dia 06 de julho

 
 
O objetivo das oficinas de propostas é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 Subprefeituras.
 
 
Foto: divulgação
por: Flavia Loureiro  
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 - Agenda 21           
 
Dando continuidade ao processo de revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE), as Subprefeituras de Aricanduva, Ipiranga, Mooca e Vila Pudente / Sapopemba, realizarão, no próximo sábado, dia 06 de julho, outras quatro oficinas de propostas.
 
Discutir a cidade é avaliar a cidade que temos e planejar a que queremos. Para tanto, o poder público municipal não tem como pensar nas mudanças necessárias sozinho, e precisa dialogar com seus cidadãos de modo que o planejamento seja resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a sociedade.
 
O objetivo das oficinas de propostas é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 Subprefeituras. Os encontros tem início às 8h com o cadastramento e seguem até as 15h, com a elaboração de propostas pelos subgrupos e apresentação em plenária.
 
PROGRAMAÇÃO
 

8h - credenciamento
9h - início das atividades
15h - término das atividades
 
ENDEREÇOS
 
Subprefeitura de Aricanduva - UNICSUL – Av. Regente Feijó, 1.295
 
Subprefeitura de Ipiranga - CEU Meninos – Rua Barbinos, 111
 
Subprefeitura da Mooca - Colégio Amorim, Rua Cantagalo, 339 – Vila Gomes Cardim – Tatuapé
 
Subprefeitura da Vila Prudente/Sapopemba - CEU Rosa da China – Rua Clara Petrela, s/n
 
ENVIO ONLINE
 
As propostas também podem ser enviadas através do Gestão Urbana SP.
 
Fazer juntos, a São Paulo que a gente quer. Esse é o Plano.
 
 
digitalradiotv.blogspot.com.br
 

 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Você conhece a Geração "Nem e Nem" ?


Já a algumas décadas vem surgindo novas gerações em nossa sociedade, e, algumas delas são muito famosas, tais como, a geração "X", a geração "Y", a geração "Z", mas...

Você conhece a Geração "Nem" e "Nem" ?

Visite o link abaixo e saiba mais.
http://ongcriativa.org/geracao-nem-e-nem.html