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domingo, 13 de setembro de 2015

3º Seminário Educação como Desenvolvimento Local - inscrições até 23/9/15


 


Caríssimas amigas e amigos,

Envio convite para o 3º Seminário Educação como Desenvolvimento Local: Repensar Práticas e Unir Esforços. Será na USP Leste, em 2 e 3 de outubro de 2015.


A inscrição é gratuita e deve ser feita até 23/9/2015 pelo 
formulário:http://goo.gl/forms/wTwH68JoEg



Programa



2 de outubro de 2015

   14h-14h20 Abertura: histórico da iniciativa e forma de funcionamento do seminário

   14h20-16h Grupos menores

               16h-16h20 Intervalo

               16h20-18h Plenária: resultados dos grupos menores

               18h-18h30 Plenária: a experiência do projeto Integrar pela Educação (1999-2001)

               18h30-19h Plenária: a experiência da Comunidade São Francisco de Assis (2005-2015)

 

3 de outubro de 2015

   9h-10h Plenária: palavra aberta sobre as experiências apresentadas

   10h-11h Grupos menores: propostas de ação conjunta em educação pelo desenvolvimento da Zona Leste

   11h-12h Plenária: i) apresentação das propostas de ação conjunta; ii) palavra aberta; iii) encerramento


Objetivo geral - Reunir pessoas que se dedicam aos direitos e ao desenvolvimento na Zona Leste para refletir sobre os sentidos, consequências e alcance do que vêm fazendo como atividade profissional, de estudo e política.



 

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1641267852756872/

 

No evento do Facebook, vocês podem avisar pessoas que estão no Face.

 




Por: Sirlene Araujo Dias


    Digitalradiotv
WhatsApp: 11 9 7291-4716

www.ongcriativa.org/radio.html


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CONVITE ESPECIAL




Venha participar para que a POLÍTICA seja dinâmica e transformadora com o povo.
Dia 11 de Setembro, sexta feira, às 19,30 horas, na Comunidade São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, na ESCOLA DE CIDADANIA.
Abc
Pe. Ticão.




Prez@dos Amig@s,
Contamos com Vocês!




 

            Por: Professor Waldir A. Augusti 
                     


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sábado, 5 de setembro de 2015

Você conhece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ? ? ?


Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos



1.                               ODS1

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

2.                               ODS2

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição

3.                               ODS3

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos

4.                               ODS4

Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade

5.                               ODS5

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

6.                               ODS6

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água

7.                               ODS7

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável

8.                               ODS8

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável

9.                               ODS9

Construir infraestrutura resiliente, promover a insdustrialização inclusiva

10.                           ODS10

Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles

11.                           ODS11

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes

12.                           ODS12

Assegurar padrões de consumo e produção sustentável

13.                           ODS13

Tormar medidas urgentes para combater a mudança do clima

14.                           ODS14

Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos

15.                           ODS15

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável as florestas

16.                           ODS16

Promover sociedade pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável

17.                           ODS17

Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parcela global

 

Por: http://www.pnud.org.br/ods.aspx


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PALAVRAS DA CONSELHEIRA



 
ÍNDIO NÃO QUER TERRA

há que se ter amplo discernimento sobre o conceito de "donos da Terra". Seguir essa linha de raciocínio é alimentar um estado de controvérsia permanente. A Terra pertence a Todos; esse é o princípio macro que precisa ser estabelecido para que a Comunidade da Vida se restabeleça harmonicamente. O índio não quer a destruição da Terra, o que não deve ser confundido com ele querer que lhe reconheçam a propriedade da Terra. O humano índio não tem esse conceito de propriedade mesquinho, individual e egoista que o humano civilizado tem. É necessário olhar para a Terra com a mesma visão que os silvícolas tem da Terra. Um humano não civilizado exercita um viver, uma existência, em estado permanente de equilibrio e sustentabilidade com o macro cósmico, isso significa algo assim, no mínimo sem cercas. O humano na condição de silvícola, luta para proteger a Terra porque já percebeu há muito tempo que quando o homem civilizado chega a destruição do equilíbrio e da sustentabilidade chegam junto. Está na hora de compreendermos essa sutíl mas homérica diferença entre índio defender Terra e índio querer Terra. Índio é o ser original da nossa espécie; preservá-lo é conservar o referencial necessário para que posamos encontrar o caminho da sobrevivência num futuro de auto destruição para o qual podemos estar nos dirigindo nesse momento. Índio quer preservar o solo, a água, o ar, o verde, e os demais bichos da destruição que o humano civilizado causa com seus assentamentos desproporcionais em dimensões e biodiversidade. E isso que acabo de dizer não tem nada de inédito, espetacular ou subversivo; qualquer kid mediano de escola primaria na periferia pobre de qualquer cidade sabe dizer algo semelhante com suas palavras.

Regina Chaves
Instrutora Ambiental CEU Inácio Monteiro
CADES/Tiradentes-SP/Brasil



"Saudações Verdes; no Meio Ambiente estamos por inteiro!"
rgchaves

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sábado, 29 de agosto de 2015

Concurso Professores: SME#compartilha - 27 de agosto


 




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quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Download gratuito - Nova publicação UNESCO


Imagem:  Divulgação
Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional


Em vista do aumento das expectativas sobre os sistemas de educação e formação técnica e profissional (TVET), este livro reúne as demandas contextuais e as tendências políticas recentes de todo o mundo. O livro identifica, ainda, a falta de conexão cada ver maior entre as demandas externas do crescimento econômico, da equidade social e da sustentabilidade do desenvolvimento, e a atual oferta de habilidades.

Os autores perguntam: "o que precisa ser feito para realizar o potencial dos sistemas de TVET?". Como resposta, propõe-se uma abordagem analítica integrada por meio da qual as perspectivas do crescimento

econômico, da equidade social e da sustentabilidade podem ser estrategicamente combinadas para lidar com questões das políticas contemporâneas como desemprego entre jovens, disparidades de gênero e mudança climática. Os formuladores de políticas e outras partes interessadas podem usar essa abordagem para a análise e a avaliação dos sistemas de TVET, bem como para identificar estratégias apropriadas e facilitadores-chaves para a tão necessária transformação desses sistemas.

Autores: P. T. M. Marope, B. Chakroun e K. P. Holmes

Brasília: UNESCO, 2015. ISBN (por): 978-85-7652-203-4

Título original: Unleashing the Potential: Transforming Technical and Vocational Education and Training

Download gratuito:

·                                 PDF em português

·                                 PDF em inglês

 

 

 

 

 

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Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações - UCIP

UNESCO | Representação no Brasil

 

 

 

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quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Linfomas e o sistema linfático- Série sobre os tipos de câncer: Combate ao Câncer

Linfomas e o sistema linfático
Imagem: Divulgação


Existem dois tipos de linfoma:

O Linfoma de Hodgkin e o Linfoma Não – Hodgkin.

Estes tipos de linfomas diferem em como se comportam, propagam, e respondem ao tratamento, por isso é importante distingui-los. Existem exames laboratoriais que permitem a diferenciação dos tipos.

Para entendermos de forma mais clara o linfoma, precisamos conhecer um pouco do sistema linfático e tecido linfoide.

O sistema linfático, além de ajudar na defesa, também ajuda a mover os fluídos do corpo.

Ele é composto por:

TECIDO LINFÓIDE – inclui os gânglios linfáticos e dos órgãos relacionados que fazem parte do sistema imune e sanguíneo.

LINFA – é um líquido claro que viaja através do sistema linfático, transportando os resíduos e o excesso de fluído a partir de tecidos, assim como os linfócitos e outras células do sistema imune.

VASOS LINFÁTICOS – são pequenos tubos semelhantes aos vasos sanguíneos, por meio do qual a linfa viaja para diferentes partes do sistema linfático.

LINFÓCITOS – são tipos de glóbulos brancos. São dois tipos:

Linfócitos B – ajudam a proteger o corpo de germes e fazem anticorpos. Quase todos os casos do linfoma de Hodgkin começam nas células B.

Linfócitos T – existem vários tipos e cada um realiza um tipo de trabalho. Algumas destroem bactérias, outras células infectadas com vírus e outras reforçam a atividade de outras células do sistema de defesa.

ÓRGÃOS QUE POSSUEM TECIDO LINFÓIDE:
Por causa do tecido linfoide estar presente em várias partes do corpo, a doença de Hodgkin pode iniciar em qualquer lugar.

Os principais locais do tecido linfoide são:

GÂNGLIOS LINFÁTICOS – são como pequenos "feijões", aglomerados de linfócitos e outras células do sistema imune por todo o corpo, incluindo no interior do tórax, abdome e pelve. Eles podem ser sentidos como pequenos caroços sob a pele no pescoço, braços e na virilha. Os gânglios se ligam uns aos outros pelos vasos linfáticos.

BAÇO – é um órgão que fica sob a parte inferior da caixa torácica. Ele produz linfócitos e outras células do sistema imune para ajudar a combater infecções.

MEDULA ÓSSEA – é o tecido esponjoso dentro dos ossos, local onde as novas células do sangue (como leucócitos e plaquetas) são produzidas.

TIMO: é um órgão importante no desenvolvimento dos linfócitos T.

TRATO DIGESTIVO – o estômago, intestino, e muitos outros órgãos também têm tecido linfoide.



Por:  Combate ao Câncer - Informação é o melhor remédio para a prevenção.




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