Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cientistas afirmam que Cantareira sofreu uma transição catastrófica.

Uma outra visão sobre a transição da Cantareira...
 

Transição catastrófica do Cantareira
 
A revista científica PLoS ONE publicou um artigo sobre a crise hídrica em São Paulo escrito pelo Profº Dr. Paulo Inácio Prado, do Departamento de Ecologia do IB/USP, e por pesquisadores da UNESP - Renato Mendes Coutinho e Roberto Kraenkel. É a primeira publicação científica internacional sobre o assunto que usa dados sobre o sistema Cantareira, métodos estatísticos e modelagem matemática para avaliar o que ocorreu. Os autores concluem que o sistema Cantareira sofreu uma transição catastrófica, passando rapidamente de condições normais para um estado de ineficiência. Essa transição ocorreu em janeiro de 2014. Ações que poderiam ter detido a transição deveriam ter sido tomadas antes desta data.
O motor da transição é o que é chamado popularmente de "efeito esponja". Em situação de normalidade, há muita água no reservatório e na bacia hidrográfica. Boa parte da água da chuva vai para os reservatórios, mantendo o sistema no estado normal. Temos um círculo virtuoso. Já numa situação de seca, o volume do sistema é mais baixo e o solo absorve mais da água que iria para o reservatório, o que faz o seu nível baixar mais ainda. Neste caso, há um círculo vicioso. A passagem do círculo virtuoso ao vicioso é uma transição que acontece em poucos meses. Para evitá-la é preciso monitorar o sistema e retirar menos água quando houver o risco de transição.
 
Perda de resiliência
Transições críticas não são novidade para cientistas, que as associam ao conceito de resiliência. Intuitivamente, resiliência é a capacidade de um sistema de voltar ao mesmo estado depois de ter sido perturbado. Com a perda da resiliência de um estado, acontece uma transição - um salto para um outro estado. Uma analogia pode ser traçada com o caso de um barco num lago. Normalmente o vento e as ondas não fazem o barco virar. Ele está numa posição resiliente. Todos sabemos, porém, que em condições excepcionais um barco pode virar - e isso acontece de uma forma rápida. O problema é que a posição do barco virado também é resiliente e é necessário um grande esforço para desvirá-lo.
Alguns casos de perda de resiliência na natureza são bem estudados. Um caso bem conhecido é o do processo de desertificação. O trabalho publicado pelos cientistas brasileiros mostra que esta perda de resiliência também pode ocorrer em reservatórios de água, como aconteceu no Cantareira: a perda do estado normal de operações levou-o a um regime de ineficiência. E o custo para sair dele é alto: é necessário retirar o mínimo possível de água, com as consequências que todos conhecemos.
 
Olhando para o futuro
Os resultados obtidos pelo grupo mostram que o gerenciamento de um reservatório deve levar em conta a possibilidade de transições catastróficas. O padrão anteriormente utilizado – baseado na chamada "curva de aversão ao risco" – indicava uma situação de normalidade até dezembro de 2013, o que o trabalho publicado na PLoS ONE mostra que não era real. Isto quer dizer que é necessário definir novos parâmetros de operação a partir de conhecimentos científicos atuais. Os métodos desenvolvidos no trabalho são os mesmos usados para fazer projeções sobre a evolução do sistema Cantareira desde abril no site Águas Futuras.
 
Confira o artigo na íntegra: Coutinho RM, Kraenkel RA, Prado PI (2015) Catastrophic Regime Shift in Water Reservoirs and São Paulo Water Supply Crisis. PLoS ONE 10(9): e0138278. doi: 10.1371/journal.pone.0138278 ( http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0138278)
 
Fonte: Águas Futuras (http://cantareira.github.io/)
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário