Abertura será realizada no dia 1º de outubro com participação da Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach; do Ministro das Cidades, Jader Filho, entre outras autoridades.
A edição deste ano conta com apoio institucional do Ministério das Cidades e reforça a articulação entre as agendas climática e urbana, em sintonia com a realização da COP30 no Brasil.
imagem: arquivo / reprodução
De 1º a 31 de outubro, o Circuito Urbano 2025 vai promover mais de 400 eventos em todo o Brasil para debater soluções sustentáveis no enfrentamento aos principais desafios urbanos contemporâneos. Criada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar a vida nas cidades mais justa, inclusiva e sustentável.
O Circuito Urbano chega à sua sétima edição com apoio do Ministério das Cidades para debater o tema "Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis". Os eventos, realizados de forma online, híbrida ou presencial, convidam a compartilhar experiências, apresentar soluções e refletir sobre o futuro das cidades. A programação completa está disponível no site do Circuito Urbano, e será compartilhada diariamente no perfil do ONU-Habitat Brasil no Instagram.
A abertura do Circuito Urbano será realizada online no dia 1º de outubro, às 10h. O evento vai destacar a aliança entre o ONU-Habitat, Ministério das Cidades e COP30 na busca por cidades sustentáveis. A programação terá participação da Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach; do Ministro das Cidades, Jader Filho, entre outros representes do ONU-Habitat e do Governo Federal. O evento terá transmissão pelo YouTube do Circuito Urbano.
Linhas temáticas - Atualmente, mais de 70% das emissões globais de carbono têm origem nas áreas urbanas, e estima-se que, até 2040, mais de 2 bilhões de pessoas que vivem em áreas urbanas poderão enfrentar aumentos médios de temperatura superiores a 0,5 °C. As cidades concentram também 90% dos impactos econômicos causados por eventos climáticos extremos, como enchentes e ondas de calor. No entanto, é justamente nas cidades que estão reunidos os recursos, a inovação e a capacidade técnica necessários para liderar a transformação.
Nesse contexto, a realização da COP30, em Belém do Pará, reforça a urgência de soluções urbanas que combinem mitigação e adaptação às mudanças do clima e que impulsionem a transição para cidades mais verdes e resilientes. Dessa forma, os eventos realizados ao longo de outubro são divididos em quatro linhas temáticas, abarcando diferentes perspectivas para a construção de um futuro urbano sustentável:
- Ação climática e meio ambiente urbano: iniciativas para mitigar impactos ambientais, ampliar a resiliência e impulsionar a sustentabilidade das cidades.
- Moradia adequada no centro do planejamento urbano: ações que promovam o direito à moradia digna como pilar do desenvolvimento urbano.
- Redução das desigualdades urbanas: propostas que abordem a justiça social, inclusão e superação da segregação territorial
- Dados, inovação e cidades inteligentes: soluções tecnológicas centradas nas pessoas, baseadas em evidências e voltadas à equidade urbana.
Outubro Urbano - O Outubro Urbano é um movimento global promovido pelo ONU-Habitat que convida cidades, comunidades e instituições a refletirem sobre como tornar a vida urbana mais sustentável.
Celebrado ao longo de todo o mês de outubro, o período começa com o Dia Mundial do Habitat — em 2025, comemorado em 6 de outubro, com o tema "Resposta a crises urbanas", destacando a necessidade de enfrentar desafios como mudanças climáticas, conflitos e desigualdades.
O mês se encerra no Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro, que neste ano traz o tema "Cidades inteligentes centradas nas pessoas", reforçando o papel da tecnologia e da inovação na construção de espaços urbanos mais inclusivos, resilientes e preparados para o futuro. O Circuito Urbano se insere nesse contexto como uma plataforma para aprofundar esses debates no Brasil, a partir de diferentes territórios e perspectivas.
A edição de 2025 marca a sétima realização do Circuito Urbano, que desde 2018 já apoiou cerca de mil eventos em todo o Brasil, levando o país à liderança da celebração do Outubro Urbano no mundo. A edição de 2023 contou com 203 eventos, somando 29 mil visualizações no YouTube, 14,4 mil espectadores e 450 horas de conteúdo. Além da audiência, os eventos também somaram a participação de 172 pessoas moderadoras e 760 painelistas.
Como participar – A programação completa dos eventos está disponível no site www.circuitourbano.org. Todos os eventos online e híbridos terão transmissão pelo YouTube do Circuito Urbano.
Fonte: DigitalRadioTv / Divulga no Blog / ONU Br
Nenhum comentário:
Postar um comentário