Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Neste sábado (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

 Foto: EBC

Consumo moderado pode diminuir estresse e aumentar o tempo de vida.

Neste sábado, dia 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Tem gente que é viciado em comer a guloseima, e tem outros que não são tão chegados assim. De acordo com a endocrinologista Cristina Blankenburg, o consumo moderado de chocolate também oferece benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.

"O chocolate, o bom dele, é o cacau. A parte que faz bem à saúde. Porque o cacau é rico em substâncias antioxidantes, ele ativa alguns hormônios realmente que diminuem o nível do stress. Então, a gente tem bons benefícios no consumo do cacau, tanto para a saúde cardiovascular, quanto para a questão psicológica, mais de ansiedade e de humor."

A endocrinologista conta ainda que o chocolate branco não possui cacau e tem ingredientes não muito saudáveis, como leite e açúcar.

"O chocolate branco não contém cacau, que a gente está falando que tem todos estes benefícios metabólicos e hormonais, o chocolate branco não contém. Ele contém apenas a manteiga do cacau, que é a gordura da castanha e açúcar. Então, a gente não deveria nem chamá-lo de chocolate."

Porém, segundo Cristina Blankenburg, o consumo excessivo de chocolates pode trazer riscos para a saúde.

"O excesso de caloria e o excesso de açúcar na alimentação vai trazer os riscos de diabetes, de obesidade, alterações de pressão. Então, o ideal é que o paciente diabético, se for fazer o consumo do chocolate, que ele consuma chocolate diet, mas assim... tem que ser muito esporádico, não pode ser uma coisa de todo o dia ou esta mesma recomendação de 3 vezes na semana e procurar chocolates diet neste percentual mais alto, de 70%, 75% cacau."

Outra dica é que o consumo de chocolate deve ser feito durante o dia e não a noite. Isso porque o cacau é um estimulante e termogênico, altamente energético, o que prejudica o metabolismo que, durante a noite, trabalha de forma mais lenta.

Reportagem, Cintia Moreira.