Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Do ano de 1944



Um computador analógico de 1944 voltou a funcionar após sete décadas parado. Fabricado no Japão, o equipamento foi restaurado e ativado na Universidade Científica de Tóquio.

Segundo o jornal japonês Asahi (http://ajw.asahi.com/article/sci_tech/technology/AJ201412020060), a restauração demorou cerca de um ano e meio e consistiu em limpar todo o computador, que tem o tamanho aproximado de uma mesa de pingue-ponge. Além disso, os pesquisadores da universidade instalaram componentes que tinham sido perdidos.

O computador funcionava como um analisador diferencial, isto é, resolvia equações diferenciais e imprimia os gráficos resultantes. A equipe de restauração acredita ainda que os materiais encontrados eram os mesmos da construção do computador, feito pela Universidade Imperial de Osaka.

Depois dos reparos, o aparelho voltou a operar nesta semana por 15 minutos. Em entrevista ao Asahi, a equipe responsável afirma, no entanto, que o seu funcionamento varia de acordo com as condições de temperatura e umidade, já que a máquina é extremamente sensível a esses fatores.

A universidade espera fazer demonstrações públicas do computador duas vezes por semana a partir de 2015.

Por:  Olhar Digital
--