Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dia da Capoeira - Cultura Leste

Aos "Mestres com Carinho"

Dia 03 de Agosto comemora se o Dia da Capoeira e/ou Capoeirista
Essa data é muito questionada por vários Capoeirista, sabendo que essa lei é só para o Estado de São Paulo, a exemplo de São Paulo, outros estados e municípios brasileiros também promulgaram leis semelhantes instituindo em datas distintas o dia do capoeirista, dia da capoeira ou a semana da capoeira.
Cultura Leste
Como no Rio de Janeiro em 23/11,Florianópolis em 01/08, Porto Alegre entre os dias 1º e 7 de agosto
e no Ceará em 20 de novembro. Há ainda muitos quem consideram o dia 15 de julho como sendo o Dia Nacional da Capoeira, pois foi nessa data que em 2008 o Iphan registrou a capoeira como patrimônio cultural brasileiro.
Mestre Bimba 
foi o responsável por colocar na Capoeira movimentos de artes marciais e desenvolver um treinamento como o que conhecemos hoje em dia. Bimba começou a jogar Capoeira com 12 anos e jogou por 10 a Capoeira de Angola. Naquela época a Capoeira era proibida e considerada um crime.
Em 1932, A Capoeira Regional apareceu quando Bimba percebeu que a Angola perdia espaço para as lutas estrangeiras (karatê, judô, kung-fu, etc). Bimba procurou modernizar a Capoeira, sem perder suas tradições. Certa vez em que o mestre se encontrou com o então presidente Getúlio Vargas, ele disse: "A Capoeira é a única luta verdadeiramente nacional".Desenvolveu novos golpes para ela se tornar mais competitiva e tirou parte da ritualidade presente nas Rodas de Angola. É crédito de Bimba hoje o berimbau ser o instrumento mais famoso nas rodas, já que antes era comum o uso da viola. Bimba sempre afirmou que o maior diferencial da Capoeira Regional era sua seqüência de ensino, onde além de passar movimentos básicos para o iniciante, também havia parceria e autoconfiança. Em 1946 foi feita a primeira apresentação pública de Capoeira. Depois da experiência ter dado certo, Bimba começou a fazer exibições com dia e hora marcada. Algo que era antes impossível para qualquer capoeirista, agora era realidade: ganhar dinheiro de forma honesta com sua arte.
Mestre Bimba é responsável pela Capoeira Regional ser jogada hoje em mais de 150 países.

Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) 
pregava a tradição, o jogo matreiro, de malícia, estilo que passou a ser conhecido como Angola.
Pastinha é conhecido como o Mestre da Cultura Africana. Ele era um pensador da Capoeira. Seu estilo teve seguidores por todo o Brasil. Para ele era importante o trabalho físico e mental para que o talento e a criatividade crescessem. Fundou a primeira escola de Capoeira de Angola, o "Centro Esportivo de Capoeira Angola", no Pelourinho, Bahia.
Durante décadas se dedicou ao ensino da Capoeira e mesmo completamente cego não deixava seus discípulos.Graças às diferenças entre esses dois grandes mestres, a Capoeira deixou de ser marginalizada e se espalhou da Bahia para o mundo.
Em 1966, integrou a comitiva brasileira ao primeiro Festival Mundial de Arte Negra no Senegal, e foi um dos destaques do evento. Contra a violência, o Mestre Pastinha transformou a capoeira em arte. Em 1965, publicou o livro Capoeira Angola, em que defendia a natureza desportista e não-violenta do jogo.
"Guerreiros dos Palmares"
Em 13 de Maio (Abolição dos Escravos) de 1981, no Bairro de Guaianases era Criada o Grupo "Guerreiros dos Palmares" grupo que no decorrer de sua Existência veio colaborar para o Esporte e a Cultura e trouxe para aquela Região Benfeitorias para sua Comunidade.
Confira a Postagem Contando a Historia do Grupo.. CLIQUE AQUI
Nos dias 2 e 3 de agosto, em comemoração ao dia do capoeirista, o projeto Crioulos e o Grupo Abolição Capoeira em parceria com o CCJ – Centro Cultural da Juventude vem homenagear a arte da capoeira, realizando oficinas e exposições relacionadas à essa arte marcial a fim de valorizar a nossa cultura afro-brasileira.
O projeto visa trazer a comunidade do entorno para conhecer essa cultura tão bela e tão pouco divulgada, além de atrair amantes e praticantes da arte, para troca de ideias e uma grande confraternização.

Confira a Programação Completa ..AQUI
Serviço
Especial dia da Capoeira
Local:
Vários locais do CCJ
Grátis
Dias: 2/03/08
Sábado 02/08, das 12:00 às 19:00
Domingo 03/08, das 11:00 às 16:00
Livre para todos os públicos





Cultura Leste


  DIVULGAÇÃO    http;//digitalradiotv.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário