Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Entrevista com a presidente da ABRAZ no Jornal da 3a Idade


Nova presidente da Abraz fala sobre a descentralização da entidade e os idosos de todo o Brasil


Maria Leitão Bessa presidente da ABRAZ                        Nacional.

Maria Leitão Bessa presidente da ABRAZ Nacional.

Maria Leitão Bessa é uma das mais importante e respeitadas gerontólogas do Brasil. É a atual presidente nacional da ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer; a vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Alzheimer (FEBRAZ); a vice presidente nacional da ANG_ Associação Nacional de Gerontologia e a responsável pela comissão de articulação do CNDI- Conselho Nacional do Idoso.

Nesta entrevista exclusiva ao Jornal da 3ª idade, feita no hotel aonde estava hospedada, na Rua Augusta, em São Paulo, ela falou das necessidades dos idosos em todo o Brasil, dos particulares do seu Estado, o Acre.

Jornal da 3ª Idade- Desde quando a senhora é a nova presidente da ABRAZ?

Maria Leitão Bessa- Desde o Congresso que fizemos em São Paulo, de 11 a 14 de setembro de 2014. Eu fui aclamada e montei uma diretoria que pela primeira vez é toda descentralizada. Eu estou no Acre, a vice em Curitiba, o tesoureiro principal no Rio de Janeiro, o tesoureiro adjunto em Pernambuco, a secretaria em Fortaleza.

Jornal da 3ª Idade- Qual o objetivo dessa descentralização?

Maria Leitão Bessa- A Abraz está em todo o país e o foco do trabalho é divulgar a doença para que todos possam ter um diagnóstico precoce. O Alzheimer ainda não tem cura, mas na medida que as pessoas descobrem no começo é possível criar um ambiente de mais conforto. Também a família pode entender melhor o que se passa com aquela pessoa.

Jornal da 3ª Idade- O Alzheimer ainda é uma doença desconhecida da maioria da população?

Maria Leitão Bessa- Muitas famílias ainda encaram os primeiros sintomas dos seus idosos como sendo atitudes que elas consideram normal do envelhecimento. Acham que os avós ou os pais estão ficando caducos, que tem esquecimentos e descontroles de velhice e quando se dão conta de que o processo não é normal e resolvem procurar ajuda a situação já está avançada. Tem gente morrendo precocemente pois não tiveram tratamento adequado no começo.

Jornal da 3ª Idade- Os grupos de apoio têm proliferado pro todos os Estados. Como eles vem sendo trabalhados junto aos familiares do portador do Alzheimer?

Maria Leitão Bessa- Os grupos de apoio são fundamentais para a sobrevivência das famílias. São reuniões mensais para apoiar o familiar, para que ele saiba se cuidar e também oferecer ao seu familiar doente uma melhor qualidade de vida. Muitas vezes o cuidador acaba morrendo primeiro que o doente, porque ele fica tão sobrecarregado que vai se exaurindo.

Jornal da 3ª Idade- Essa atitude ainda predominante de achar que é normal "ficar caduco" quando se avança na idade não demonstra a falta de preparo da sociedade brasileira para entender o envelhecimento?

Maria Leitão Bessa- É preciso debater e informar muito as pessoas sobre as questões do envelhecimento. Por isso, também, é importante que a diretoria seja descentralizada, porque assim cada um vai aprofundar os debates dentro do seu foco. Estamos longe e juntos, porque fazemos reuniões periódicas pelo Skype.

Jornal da 3ª Idade- As necessidades dos idosos do Acre, aonde a senhora mora, são as mesmas dos demais idosos do Brasil?

Maria Leitão Bessa-Não, no Acre tudo é diferente. Nossos idosos são pobres que fazem milagres mensais, pois a maioria ganha o valor do salário mínimo e sustentam famílias grandes com o seu benefício. Nossos idosos sorriem pouco, a maioria tem um semblante angustiado, mas isso não tem nada com o avançar da idade, mas com uma vida muito dura com muitos problemas e privações.

Jornal da 3ª Idade- Quais os principais serviços que existem para os idosos no Acre?

Maria Leitão Bessa- Na Capital, em Rio Branco, temos um Centro Dia, que é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e que atende o idoso saudável que pode se locomover. No Hospital das Clínicas nós temos a ala da geriatra que atende os idosos da faixa dos 60 aos 80 encaminhados pelos postos de saúde. Os idosos acima de 80 anos são atendidos direto. Tem o trabalho do Sesc que tem o mesmo padrão de todo o país. Temos as casas de passagem dos seringueiros. A novidade que estamos desenvolvendo é um trabalho de cuidadores com o acréscimo de cuidar de pessoas com demência. Com a UNINORTE, que é a universidade local, estamos desenvolvendo um curso de especialização que já formou 24 pessoas em Gerontologia e se prepara para a segunda turma.

Jornal da 3ª Idade- O trabalho de preparação de cuidadores tem que ser prioridade nas entidades que trabalham com idosos?

Maria Leitão Bessa- A sociedade está envelhecendo e as pessoas não estão se preparando para isso. Quando uma mulher engravida é normal a família se mobilizar, procurar saber do que ela precisa, preparar a casa para a pessoa que está chegando. As pessoas vão envelhecendo e as famílias não se mobilizam, não se preocupam em mudar a mobília, os batentes da casa, tirar os tapetes. O que mais mata o idoso não é o Alzheimer são as quedas. Cuidar de um idoso não é fácil. Se vamos ter uma sociedade com mais idosos quem vai cuidar deles? Todos nós vamos precisar de cuidados no futuro. Quem vai cuidar de nós?

Jornal da 3ª Idade- Como estão distribuídos os idosos no Acre? Na cidade ou na área rural?

Maria Leitão Bessa- Nossa maior população idosa está na zona rural. Os jovens vão para a cidade estudar e buscar novos trabalhos e os velhos vão ficando. Nós temos os Soldados da Borracha, que recebem dois benefícios e que tem um debate específico sobre a sua história, bastante polêmica. Temos os índios, que muitas vezes recebem um tratamento melhor que os demais, porque além de receber o atendimento geral dado aos idosos ainda tem um atendimento específico dado pela FUNAI, com foco e recursos destinados para eles. Isso causa muita discussão. Temos também uma multidão de idosos solitários. São homens originários na sua maioria da Região Sul, muitos que foram trabalhar na agricultura, que deixaram suas famílias décadas atrás em busca de oportunidades e envelheceram sozinhos. Hoje muitos estão demenciados e não tem quem cuide. Temos muitos idosos do Paraná, em processo de demência, que estão dando o maior trabalho para as assistentes sociais que tentam localizar as famílias.

Jornal da 3ª Idade- No seu vasto e respeitado currículo são quantos anos de dedicação aos idosos?

Maria Leitão Bessa- Eu trabalho com idosos desde 1975. Eu era jovem quando funcionária do SESC comecei a trabalhar com programas voltados para os idosos. Hoje aos 69 anos posso dizer que nunca mais parei. Fui secretaria da Promoção Social, da Fundação do Bem Estar Social, várias vezes na Prefeitura. Fiquei oito anos no Conselho Estadual do Idoso. Criei a ANG- Associação Nacional de Gerontologia, seção Acre. Fundei a ABRAZ Regional Acre. Estou na Abraz nacional mas continuo na Gerência de Humanização do Hospital do Idoso. Na verdade é uma luta que não acaba nunca. Eu conto para todo o mundo que nesse trabalho eu estou fazendo uma poupança com Deus. Eu disse para minha filha que pelo crédito que tenho vou pedir a ele para dividir com todos da família, pedindo saúde para todos.

Jornal da 3ª Idade- Quantos filhos e quantos netos?

Maria Leitão Bessa- Tenho um filho e uma filha e três netos.

http://www.jornal3idade.com.br/?p=478


Flavia Loureiro
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21

__,_._,___

  DIVULGAÇÃO    http://digitalradiotv.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário