Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Revivarte



Programa VAI



   Por Carolina Flauzino
    O projeto Revivarte realizou ao longo deste ano uma galeria de arte a céu aberto no Conjunto Residencial Parque do Gato, colocando em evidencia os prédios, transformando-os em referência de arte na cidade de São Paulo e valorizando o local de moradia daquela população.
    O Conjunto fez parte das políticas habitacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo em 2004, sendo construídos no local onde havia a Favela do Gato 480 apartamentos em 9 blocos prediais. Apesar de estar localizado na região central (Bom Retiro, próximo ao rito Tietê), ainda convive com sérios problemas sociais e de infra estrutura urbana.
     Pelo segundo ano no Programa VAI, a proposta deste projeto foi a pintura de desenhos nas empenas cegas dos prédios, todas viradas para a Marginal Tietê. O programa VAI fez uma visita ao projeto no dia 3 de outubro quando o grafiteiro e artista plástico Enivo produzia um dos desenhos.



    Também conversamos com Caren Gomes, uma das integrantes do projeto, para saber mais sobre como nasceu o Revivarte "O projeto surgiu do sonho que os artistas tinham em pintar murais degrande escala e da falta de oportunidade existente para quem não possuía apoio da iniciativa privada".
     Os artistas foram selecionados através de um edital próprio do projeto, que contou também com a participação dos moradores na hora da escolha final. "A equipe do Projeto Revivarte estabeleceu alguns critérios de seleção, mas basicamente selecionamos 15artistas que tinham proposto desenhos que se encaixavam no contexto da comunidade e do projeto. Destes, a comunidade votou nos melhores desenhos e os 6 artistasmais votados foram selecionados para participar", disse Caren.
    O projeto fez sucesso entre os moradores, principalmente com as crianças que, no dia da visita do programa VAI, mostraram seus desenhos favoritos e demonstraram gostar muito da intervenção artística.



   As crianças também participaram de oficinas de pintura e, ao que parece, se divertiram muito "Hoje mesmo, quando estávamos finalizando a oficina de pintura, fomos tirar uma foto de algumas crianças que estavam por ali com a mão suja de tinta, e quando pedi para mostrarem as mãos sujas, um menino que estava com a mão limpa atolou a mão na tinta para sair na foto!" respondeu Caren.
    Como uma das repercussões do projeto, destaca-se uma participação do grupo em matéria da Rede Globo, artigos nos jornais impressos e on lines, etc. Caren disse que esse tipo de visibilidade é importante: "É mais um motivo para os moradores valorizaremo local e para a sociedade ver o Parque do Gato com outros olhos, além, é claro, de ver o nosso trabalho ganhando mais visibilidade.Infelizmente, grande parte dos brasileiros costumam valorizar apenas o que a televisão diz para valorizar, então, neste contexto, a presença da televisão é importante, pois quebra o preconceito que muitos tinham com o local por ser uma antiga favela."





--   DIVULGAÇÃO    http://digitalradiotv.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário