Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Você sabe como prevenir um incêndio?

imagem: arquivo / reprodução

***Celebração internacional para promover apoio e respeito à profissão valoriza aqueles que a exercem e arriscam suas vidas em prol de proteger a sociedade  .



Coisas corriqueiras podem mudar o rumo do dia a dia. Deixar o gás ligado, colocar muitos conectores em uma tomada só ou o celular carregando muito tempo em cima do sofá pode levar a um incêndio. São ações pequenas que podem ser desastrosas sem um cuidado e atenção.

Existem, além dos bombeiros, profissionais que trabalham por trás das cortinas, que entram em cena muito antes de acontecer um incêndio. Esses profissionais exercem o papel de prevenir qualquer circunstância que possa levar a um incêndio e quais medidas protetivas se deve tomar. Se você já foi a um local público, um shopping, por exemplo, e no corredor havia extintores nas paredes,  placas orientando a saída de emergência, quem realizou foram os especialistas em incêndios.

Segundo Kátia Lino, arquiteta especialista em incêndios, deve-se contratar primeiro um especialista de prevenção que entenda as normas do corpo de bombeiros,  antes de chamar outros tipos de profissionais. "Nós preparamos toda documentação necessária para que o corpo de bombeiros emita a licença para o local poder funcionar corretamente, quando executamos as medidas preventivas, como saídas de emergência e extintores. Pode haver alguma deficiência na estrutura que pode comprometer a segurança de quem vai frequentar o ambiente, por isso, a inspeção é o primeiro passo", diz a perita.

O documento com o qual Kátia trabalha é essencial não só para salvar vidas, mas também para receber o seguro em caso de condomineos. Os sindicos são quem deve manter o condominio com a licença certa. Quando não tem esse documento e se acontecer alguma coisa no condominio e alguém se machucar, o seguro não paga, se o documento não estiver vigente e atual. Não adianta ter o seguro se existe negligencia das normas. Se alguém vir a falecer, o sindico que não respeitou a normatização pode ser processado criminalmente, pois não cumpriu as normas legais e necessárias para impedir um incêndio.

Prevenir é melhor do que remediar em qualquer situação. "Ter todas as formas de prevenção possíveis é o ideal para qualquer lugar, especialmente condomínios que abrigam inúmeros apartamentos. Ter o extintor correto, instalado de forma correta em uma altura acessível para todos, saídas de emergência devidamente sinalizadas e funcionando perfeitamente são alguns dos itens que, caso estejam irregulares, podem inviabilizar um prédio", diz Kátia.

Em diversos países do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro no dia 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Quando se pensa em bombeiros, logo nos vem a ideia de que a profissão está relacionada apenas ao combate direto de incêndios, porém ela vai além disto. São profissionais como Kátia que mantém a segurança mesmo quando não há fogo.

Serviço: Kátia Lino

Arquiteta especialista em Segurança contra incêndios

Tempo de atuação na área: 10 anos

Insta: @katialino.arquiteta

Fonte:  Essa informação foi compartilhada pela jornalista Verônica Pacheco

Visitem nossas redes sociais
                             

Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário