Desde 1948, em 23 de junho celebra-se no mundo todo o Dia Olímpico, comemorando a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin no ano de 1894, em Paris, França - acontecimento que marcou o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Anualmente, por ocasião da passagem do Dia Olímpico, quase todos os 200 Comitês Olímpicos Nacionais promovem a Corrida do Dia Olímpico - Olympic Day Run. E a Semana Olímpica nada mais é do que um prolongamento das festividades comemorativas em torno desse dia.

Desde 1987, a Corrida do Dia Olímpico, que busca difundir o Movimento Olímpico em todo o mundo, reúne milhares de homens, mulheres, jovens e crianças de diversas culturas e classes sociais, irmanados pelo ideal olímpico - que busca utilizar o esporte como fator de socialização, contribuindo assim para a formação de uma sociedade pacífica e comprometida com a preservação dos valores éticos e morais que dignificam o ser humano.

Objetivando a maior divulgação do Movimento Olímpico no país, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), desde 1998 promove a realização da Semana Olímpica, evento que compreende diversas manifestações de caráter cultural, educacional e esportivo.

Reunindo características importantes para atração da comunidade e da mídia, o evento está inserido no calendário de atividades comemorativas do COI e do COB, proporcionando assim repercussão em âmbito nacional e internacional.

No Brasil, 23 de junho é também Dia do Desporto, instituído pela Lei Pelé (Lei nº 9615/98, artigo 86).

Olympic is known to be one of the most popular sports events in the world. 23rd June is popular as the International Olympic Day.

International Olympic Day was firstly celebrated on 23rd June 1948. During the time of 42nd International Olympic session at St Moritz of Switzerland in the year 1948, the International Olympic Committee firstly declared 23rd June as the "International Olympic Day".

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro / Society Events