Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Projeto Imagina na Copa: para sair da reclamação e ir para ação

Ação colaborativa realizada por jovens busca conectar iniciativas para o país avançar até o maior evento esportivo do mundo

Equipe do projeto Imagina na Copa: da reclamação para a ação (Foto: Divulgação)

Desde o anúncio que o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos do planeta, uma frase resume a confiança dos brasileiros: imagina na copa! Mas alguns jovens não se deixaram abater pelo pessimismo e resolveram inverter um pouco essa lógica, mudando a atitude perante os desafios do país. A ideia é focar menos em “a culpa de quem?” e mais em “a responsa é minha também”! E estão dispostos a fazer uma força-tarefa para mudar a atual versão dos fatos. O grupo é composto pela jovem publicitária de Minas Gerais Fernanda Cabral, a jornalista carioca Mariana Ribeiro, o paulistano Thiago Pereira e a também publicitária paulista Mariana Campanatti.

Mariana conta que a ideia surgiu de uma limite esgotado: “as pessoas só reclamavam. Estamos cansados de ouvir as pessoas reclamarem. Então pensamos em fazer algo para elas pararem. E a ideia não era necessariamente a Copa”. Além do mais, os jovens perceberam um padrão, que se repetia: “a gente conhecia muito projeto, e muitas ações legais, de gente se movimento para fazer algo, para mudar algo, e do outro lado, as pessoas que não conheciam essas ações, continuavam só reclamando”.

Foi então que eles perceberam que a Copa estava potencializando esse pessimismo, já tão natural aos brasileiros. “Muita das reclamações tinha esse mote da Copa do Mundo, então resolvemos pegar esse gancho e durante tempos pensamos num nome. Até um dia que a Fernanda e a Mariana Ribeiro tiveram a ideia do ‘Imagina na Copa’, que já estava na boca de todo mundo. Elas contaram pra gente e logo registramos o domínio e começamos a trabalhar”. 

Os jovens se basearam em dois dados colhidos a partir de uma pesquisa conduzida pela Box 1824 e intitulada “O Sonho Brasileiro”. O primeiro deles aponta que 74% dos jovens brasileiros afirmam “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia”; somado a isso, 79% concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”. E Mariana corrobora com esses números: “todo mundo quer fazer algo pra melhorar, mas ninguém sabe por onde começar. Essas histórias e projetos que estamos estimulando são formas de ajudar essas pessoas a começar a fazer algo e mudar as coisas”.

Então veio grande ideia: juntar a juventude, da qual eles fazem parte, e tentar virar esse jogo. Eles circularão entre as doze cidades-sede ajudando jovens a entenderem o tipo de atuação que pretendem, que desejam, e construir juntos formas de organizá-la.

O projeto começou no site Catarse, que promove o financiamento colaborativo de projetos e ideias, com um pedido de R$ 20 mil. Entretanto, após 30 dias de campanha e 294 apoiadores, eles conseguiram 30% a mais que este valor, ou seja, R$ 25,560. Essa verba ajudará a equipe a, até a abertura da Copa, em 12 de junho do ano que vem, contar a história de 75 iniciativas que estão transformando suas realidades locais.

 Treze deles já estão disponíveis para consulta e leitura em:

imaginanacopa.com.br/historico-de-projetos/

Segundo Mariana, há duas grandes vitórias já bastante notórias neste começo de projeto: “a primeira é perceber que há muitos, muitos projetos acontecendo, muito mais do que imaginávamos. Por exemplo, no Rio, após a chamada, recebemos mais de 60 indicações de iniciativas. A segunda é perceber como essas iniciativas são replicadas, um exemplo forte aconteceu com o projeto ‘Que ônibus passa aqui?’, que começou em Porto Alegre e agora está em 25 cidades e envolve mais de 4 mil pessoas”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário