Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Relatório das Atividades no Espaço Ubuntu no Fórum Social Temático 2014

 

Espaço Ubuntu – 2014


De 22 a 26 de janeiro de 2014, no Largo Zumbi dos Palmares – "Espaço Ubuntu", na cidade de Porto Alegre/RS, reuniram-se para realizar oficinas, debates, rodas de conversas e confraternizar, nas atividades culturais, milhares de militantes e simpatizantes da luta racial de nossa cidade, estado, país e do mundo sendo os mesmos das mais diversas etnias e religiões.

O foco central destes encontros, neste espaço que faz parte do Território do Fórum Social Temático: A Crise do Capitalismo, Democracia, Justiça Social e Ambiental era discutir temas como: "Ecos Socialismo e a Luta Indígena, Quilombola e do campo"; Negritude em Movimentos"; "Ética e Igualdade Racial"; "Quilombismo o Poder para Mudar"; Programa de Testagem do Perfil Psicomotor e sua Interferência na aprendizagem"; Filosofia e Teologia Afrocentrada"; "Lei 10.639 e 11.645"; "Negros e Negras incluídos na Sociedade Contemporânea"; Avanços e Desafios na Saúde da População Negra"; Comida para os Orixás: O lugar do alimento nas casas de Religião"; "Bonecas Aboyoni"; "Pela Auto-declaração do SUS – Declare seu Amor a Sua Mãe, Pai, Avô, Avó, Ancestralidade. Declare sua Raça/Cor"; "Cotas nas universidades federais. O desafio da permanência"; "Relatos de Desafios e Conquistas do Fórum de Matriz Africana do RS em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul"; "O Negro no Mercado de Trabalho"; "Criminalização e Extermínio da Juventude Negra"; "Oficina sobre o Presídio Central de Porto Alegre: Preconceito e Discriminação"; "Projeto Desvendando os Problemas Sociais"; "Oficina Sobre o Sistema Operacional Livre Ubuntu" e "Conjuntura Política e um Programa pra Negros(as) em 2014".


Temas como: Rolezinho; Políticas Afirmativas; Economia; Crise Mundial; Racismo; Discriminação; Copa do Mundo; Educação; Eleições; Fórum Social Mundial e políticas afirmativas, também forma pontos entre tantos outros, discutidos nas rodas informais que se formaram durante os dias de debates no Espaço Ubuntu.

Um dos principais temas conversados e que a maioria dos presentes se posicionaram positivamente, foi com relação à presença do movimento negro no CI – Comitê Internacional que organiza o Fórum Social Mundial. A presença de representante do "Espaço Ubuntu", na reunião do dia 26/01, foi para levar esta posição aos membros do CI, pois não se constrói um Mundo Melhor, sem a presença dos negros que constroem as mudanças.
O GT organizador do Espaço Ubuntu, junto com representantes das diversas organizações que participaram do Fórum em 2014, vão continuar trabalhando para levar uma delegação do RS e do país para o Fórum Social Mundial, que acontece na Tunísia em 2015.


Diante disto, a posição do movimento negro é positiva com relação ao Fórum Social Temático de 2014 e que devemos continuar trabalhando para fortalecer a presença do movimento negro nos espaços de poder e de decisão no Mundo.

Somos Ubuntu.






GT Ubuntu. – E-mail: mnegrofsmtpoa@gmail.com
WWW.mnegrofsmtpoa.blogspot.com
Coordenação Cultural:
Contatos:
             - Marcio Oliveira - +55 51.84300792 - Oi
             - Silvia Duarte -    +55 51.97013638 - Vivo


Coordenação de Oficinas:
Contato:
        - José Antonio dos Santos da Silva -
                                                    + 55 51 84908721 - Oí
                                                    + 55 51 80208344 - Vivo
                                                    + 55 51 82490039 - TIM
                                                    + 55 51 94225905 - Claro
                                                    Skype: jass_rs
                                                    Twitter: @JASSRS6

 
Por:      JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA, Negro em Movimento no Sul - Filho de Ogun e Iansã
 
DIVULGAÇÃO