Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Lançamento do Fórum Social Temático pela Reforma Política acontece nesta quarta-feira (18-03-2015)





Evento que acontecerá entre maio e julho, busca colaborar com as propostas para Reforma Política

O ano de 2015 tem sido, no Brasil e no mundo, de grande efervescência política. Nele, tenderá a aumentar a insatisfação do povo brasileiro com suas instituições políticas e com grande parte dos representantes eleitos. Aprofunda-se o sentimento de que sua representatividade está falseada. Os partidos se mostram incapazes de buscar soluções e se desacreditam cada vez mais. As falhas e distorções de nossa democracia tornam cada vez mais questionáveis as políticas públicas decididas nos três Poderes. A corrupção penetrou em todas as práticas sociais, no governo e na sociedade, levando a enormes perdas de recursos públicos.

A reforma das instituições políticas se torna, nesse cenário, a matriz de todas as reformas. E também a mais urgente, para afastar os riscos de desagregação social e tornar possível a solução dos problemas. O Congresso brasileiro já discutiu, por várias vezes, propostas de Reforma Política. Mas nunca conseguiu ir mais longe do que introduzir mudanças cosméticas nos processos eleitorais.

Nos últimos 20 anos a sociedade civil brasileira já foi capaz de conquistar, através de Iniciativas Populares de Lei, mudanças legislativas que são de Reforma Política, como foi o caso das leis que buscam coibir a compra de votos de eleitores e impedir o registro de candidatos que não tenham uma Ficha Limpa. E há hoje muitas ações em curso, como as Campanhas por Eleições Limpas, pela Constituinte Exclusiva e Soberana, pela Limitação do número de mandatos, pela regulamentação dos instrumentos de Democracia Direta, pela proibição do financiamento das campanhas eleitorais por empresas, entre outras.

Nesse sentido o Fórum Social Temático - Reforma Política, que acontecerá entre os dias 27/05 e 05/07/2015, busca colaborar com as propostas e estratégias em desenvolvimento para que alcancem resultados práticos para uma Reforma Política real e profunda.

Para uma construção ampla e aberta deste FST, ocorrerá, no dia 18 de março, às 19h, o lançamento aberto para que sejam apresentados os trabalhos em andamento, a proposta e metodologia do FST, a serem construídos de maneira colaborativa por diversos grupos, organizações e movimentos socais.

Fórum Social Temático Reforma Política: pela democratização do poder
Quarta-feira, 18/03, às 19h no auditório da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque)
Evento aberto e sem inscrições prévias
Transmissão ao vivo: www.acaoeducativa.org/aovivo

Por: Idália da Cruz
  http://facebook.com/digitalradiotv


Nenhum comentário:

Postar um comentário