Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Secretaria de Cultura traz ao Museu da Cidade – Oca a maior exposição já realizada sobre a civilização maia



"Mayas: revelação de um tempo sem fim" reúne, pela primeira vez mais de 380 objetos e homenageia esta civilização em todo o seu esplendor; exposição poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 24 de agosto
A estatueta feminina feita de cerâmica representa a deusa mãe 
com as mãos sobre o abdome, tendo às costas um portal com plumas

Por Giovanna Longo

Chega a São Paulo dia 10, no Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, imediatamente após uma temporada bem-sucedida no Palácio Nacional, na Cidade do México, a exposição "Mayas: revelação de um tempo sem fim", que reúne, pela primeira vez, mais de 380 objetos e celebra essa civilização pré-colombiana que fascina gerações até os dias atuais. 

Alguns itens que compõem a exposição jamais foram exibidos, entre eles, o trono do Templo XXI de Palenque, uma das expressões artísticas mais sublimes da arte maia, que não havia sido descoberto até 2002, e que, agora, é um dos principais destaques da mostra inédita. 

A civilização maia se destacou cientificamente em diversas áreas, como a astronomia e a matemática. Até pouco tempo atrás, seu rebuscado sistema de escrita era um mistério. Sua decifração ampliou de forma significativa o conhecimento pelas suas descobertas e despertou múltiplos interesses em diversos segmentos. 

Ao entrar no espaço expositivo da Oca, o visitante encontra uma seção introdutória, que traz uma visão geral da área geográfica e dos grupos maias, reunindo cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias. Uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passa pelo período colonial e pelo século 19.

No subsolo, ocupam uma área de 3 mil m² oito eixos temáticos que abordam a diversidade dessa cultura em detalhe, como a relação com a natureza, a vida em comunidade, o centro das cidades, a relação com o tempo e a astronomia, as forças sagradas e os ritos funerários. 

"É um privilégio da cidade São Paulo receber esta exposição. Ela é resultado de um esforço do governo municipal e da Secretaria de Cultura em fortalecer os vínculos da cidade de São Paulo com o resto do mundo e, particularmente, com as cidades da América Latina", afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A curadoria é de Mercedes de la Garza e de sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), no México, em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. Após sua permanência no Brasil, a mostra segue para o Quai Branly - Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, em Paris (França).

Em São Paulo, a exposição é uma realização conjunta do Inah, da Embaixada do México, do Museu da Cidade - Oca e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

A mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e tem o patrocínio do Banco Itaú, da Embratel, da Claro e da Caixa Seguros, além do apoio da Femsa, Pullman e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo.  A organização está a cargo da Expomus, empresa brasileira que atua desde 1981 no mercado cultural, tendo realizado importantes projetos no Brasil e no exterior. 

Serviço: Museu da Cidade – Oca. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (entrada de carro) ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul. Até 24/8. 3ª a dom., das 9h às 18h. Grátis
 


  DIVULGAÇÃO    http;//digitalradiotv.blogspot.com