Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Você sabe o que é Umami?







Você sabe o que é Umami?

No dia 25 de julho a descoberta do quinto gosto completa 106 anos

São Paulo, julho de 2014 - No dia 25 de julho é oficialmente comemorado o Dia do Umami. Nesse mesmo dia, em 1908, enquanto provava um tradicional caldo japonês feito com a alga Kombu, o químico japonês, Kikunae Ikeda sentiu um gosto diferente dos quatro já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo). Instigado por essa percepção, passou a pesquisar que gosto seria esse.

             Clique na imagem para fazer o Donwload...               Clique na imagem para fazer o Donwload...

Batizado de Umami, que em português pode ser traduzido como "saboroso" ou "delicioso", o quinto gosto só foi reconhecido cientificamente quase cem anos depois. No ano 2000, cientistas da Universidade de Miami, liderados pela pesquisadora Nipura Chaudhari, confirmaram a presença de um receptor específico para o Umami na língua, chamado mGluR4.

O aminoácido glutamato é o principal representante do quinto gosto e pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como queijos e carnes e no próprio corpo humano. Os nucleotídeos inosinato e guanilato, presentes em alimentos de diversas origens, principalmente carnes, vegetais e fungos, também conferem o Umami. "Uma boa macarronada é um ótimo exemplo de um prato Umami. A carne e o tomate, do molho à bolonhesa e o queijo parmesão que vai por cima do macarrão, formam um encontro perfeito de alimentos que possuem o gosto Umami e ressaltam ainda mais o sabor da preparação", analisa Mariana Rosa, nutricionista e coordenadora do Comitê Umami.

O gosto Umami ainda pode ser uma ótima opção para quem apresenta redução do paladar como, por exemplo, idosos. "Estudos apontam que entre os 60 e 70 anos de idade, a diminuição da percepção gustativa fica mais acentuada. Com a redução do prazer na hora das refeições é comum que os idosos diminuam também a quantidade de alimento ingerido. Um exemplo é um estudo conduzido no Japão que comprovou a eficácia das substâncias que conferem o gosto Umami na dieta dos idosos. De acordo com a pesquisa, os pacientes que incluíram o quinto gosto em sua rotina alimentar, tiveram, de uma forma geral, uma melhora no estado de saúde", explica.

Como sentir o Gosto Umami

Segundo Mariana, o queijo parmesão é um dos alimentos com maior concentração de substância Umami (glutamato), por isso, é um ótimo exemplo para sentir o quinto gosto. "Após a ingestão do queijo parmesão, sentimos um gosto que permanece na superfície da língua por alguns minutos após a eliminação do gosto salgado. De uma maneira genérica, este é o gosto Umami", ilustra a nutricionista.

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que conferem o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O comitê tem relação direta com o Umami Information Center, organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

UMAMI NA WEB
portalumami.com.br

Núbia Neves - nubianeves@agenciarace.com.br

  DIVULGAÇÃO    http;//digitalradiotv.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário