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PDE: Moradores de Itaquera querem atrair Indústrias para a região

 
 
 
Rodolfo Blancato
 
A segregação entre moradia e trabalho é uma
 
das causas dos enormes problemas de mobilidade
 
enfrentados diariamente pelos paulistanos. Na
 
região de Itaquera, uma das áreas com menor
 
número de empregos por habitante do município,
 
essa separação causa congestionamentos diários
 
e superlotação no sistema de transporte
 
público.
 
Palco de uma das oficinas realizadas no último
 
sábado (13/7) para debater a revisão do Plano
 
Diretor Estratégico (PDE) da cidade, a
 
subprefeitura da região recebeu centenas de
 
pessoas. E muitas das propostas dos cidadãos
 
refletiram esse problema, comum a muitos
 
bairros periféricos da cidade.
 
O grupo do empresário Eduardo Borges, por
 
exemplo, elencou entre suas propostas a
 
concessão de incentivos para a criação de
 
novos postos de trabalho no bairro. "As
 
pessoas são levadas a trabalhar do outro lado
 
da cidade", comentou Borges.
 
Segundo o vereador Paulo Frange (PTB), que
 
participou do evento, muitas companhias com
 
interesse de se instalar na área acabam
 
desistindo pela falta de infraestrutura. "A
 
indústria só vem se a rua for larga, porque o
 
caminhão tem que passar. Não tem morador perto
 
da indústria. Não tem fibra óptica, não tem
 
cabeamento", comentou o parlamentar.
 
Pensando na melhoria da mobilidade em uma
 
escala mais local, o grupo da agente
 
comunitária de saúde Givaneide dos Santos quer
 
obras viárias para facilitar a movimentação
 
das pessoas entre Itaquera e os bairros
 
vizinhos.
 
As datas e locais das próximas oficinas da
 
revisão do Plano Diretor estão disponíveis no
 
site Gestão Urbana SP. No endereço, também é
 
possível participar do processo, que deve
 
continuar até setembro, quando a Prefeitura
 
deve enviar o projeto de lei consolidado para
 
a Câmara Municipal.
 
"No site as pessoas podem inserir as propostas
 
em formulários específicos", explicou o
 
diretor de uso do solo da Secretaria Municipal
 
de Desenvolvimento Urbano, Daniel Montandon.
 
"Se a pessoa tiver 20 propostas pode levar
 
todas elas. E também tem um mapa colaborativo
 
das propostas, no qual a gente pode
 
identificar onde estão localizadas essas
 
propostas na cidade."
 
 
 
 
 

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