Rodolfo Blancato
  A segregação entre moradia e trabalho é uma   
  das causas dos enormes problemas de mobilidade   
  enfrentados diariamente pelos paulistanos. Na   
  região de Itaquera, uma das áreas com menor   
  número de empregos por habitante do município,   
  essa separação causa congestionamentos diários   
  e superlotação no sistema de transporte   
  público.
  Palco de uma das oficinas realizadas no último   
  sábado (13/7) para debater a revisão do Plano   
  Diretor Estratégico (PDE) da cidade, a   
  subprefeitura da região recebeu centenas de   
  pessoas. E muitas das propostas dos cidadãos   
  refletiram esse problema, comum a muitos   
  bairros periféricos da cidade.
  O grupo do empresário Eduardo Borges, por   
  exemplo, elencou entre suas propostas a   
  concessão de incentivos para a criação de   
  novos postos de trabalho no bairro. "As   
  pessoas são levadas a trabalhar do outro lado   
  da cidade", comentou Borges.
  Segundo o vereador Paulo Frange (PTB), que   
  participou do evento, muitas companhias com   
  interesse de se instalar na área acabam   
  desistindo pela falta de infraestrutura. "A   
  indústria só vem se a rua for larga, porque o   
  caminhão tem que passar. Não tem morador perto   
  da indústria. Não tem fibra óptica, não tem   
  cabeamento", comentou o parlamentar.
  Pensando na melhoria da mobilidade em uma   
  escala mais local, o grupo da agente 
  comunitária de saúde Givaneide dos Santos quer   
  obras viárias para facilitar a movimentação   
  das pessoas entre Itaquera e os bairros   
  vizinhos.
  As datas e locais das próximas oficinas da   
  revisão do Plano Diretor estão disponíveis no   
  site Gestão Urbana SP. No endereço, também é   
  possível participar do processo, que deve   
  continuar até setembro, quando a Prefeitura   
  deve enviar o projeto de lei consolidado para   
  a Câmara Municipal.
  "No site as pessoas podem inserir as propostas   
  em formulários específicos", explicou o   
  diretor de uso do solo da Secretaria Municipal   
  de Desenvolvimento Urbano, Daniel Montandon.   
  "Se a pessoa tiver 20 propostas pode levar   
  todas elas. E também tem um mapa colaborativo   
  das propostas, no qual a gente pode 
  identificar onde estão localizadas essas   
  propostas na cidade."
  






 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário