Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

915 milhões no mundo dependem das montanhas para o seu sustento


Agricultores em área montanhosa no Vietnã. Foto: ONU//Kibae Park


Segundo as Nações Unidas, 22% da superfície terreste está coberta por montanhas; em Dia Internacional, organização celebra produtos feitos nas regiões montanhosas, como café, queijos, ervas e especiarias.

O Dia Internacional da Montanha é celebrado neste 11 de dezembro e as Nações Unidas estão dando destaque este ano à promoção de produtos feitos nessas áreas.

Segundo a ONU, 22% da superfície terreste é coberta por montanhas, que têm um papel crítico para o crescimento econômico sustentável. Cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir o seu sustento, ou 13% da população mundial.

Mudança Climática
As montanhas fornecem principalmente água fresca, energia e alimentos, recursos que estarão cada vez mais escassos nas próximas décadas. A incidência de pobreza é alta nas regiões montanhosas, que também são extremamente vulneráveis à mudança climática, ao desmatamento e à degradação da terra.
A ONU destaca também que uma entre três pessoas que moram em regiões montanhosas em países em desenvolvimento enfrenta isolamento e insegurança alimentar.

Queijos e Ervas
No Dia Internacional da Montanha, a organização informa que o desafio é identificar "novas oportunidades que levem benefícios a essas comunidades, sem degradar os ecossistemas".

Neste ano, a data destaca os produtos e famílias de agricultores das regiões montanhosas, que produzem café, queijos, ervas e especiarias. A ONU lembra que a agricultura de pequena escala das montanhas tem potencial nos mercados de orgânicos, do "fair trade" ou comércio justo ou de produtos de alta qualidade.

O Dia Internacional da Montanha foi criado pela Assembleia Geral e é comemorado desde 2003, com o objetivo de ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável das regiões montanhosas.


Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
--
Você também pode interagir conos

Você também pode interagir conosco, ouvindo:

Notícias       Histórias       Música do Dia


***Digital Radio & Tv