Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Conheça algumas das principais funcionalidades do Atlas Brasil 2013.

 
 
 
 
 
 
 
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
 

Boletim nº 5 - 15/08/2013

 

 

 

Conheça algumas das principais funcionalidades do Atlas Brasil 2013:

Acesse agora o Atlas Brasil 2013

 
 
 
Consulta
O usuário pode selecionar os municípios e estados que deseja consultar, definindo os indicadores a serem considerados na consulta. São mais de 180 indicadores divididos em oito dimensões: demografia, IDHM, educação, habitação, população, renda, trabalho e vulnerabilidade. A consulta traz os dados extraídos dos Censos de 2010, 2000 e 1991, do IBGE. 
 
Mapas
A visualização dos resultados da consulta também pode ser feita por mapa (clique no ícone "Ver no mapa"). É possível selecionar municípios de um mesmo estado ou região para fazer a comparação com seus vizinhos em cada um dos indicadores selecionados, gerando um novo mapa. Ao clicar em algum município, um box com informações resumidas do seu IDHM aparece na tela, com um atalho para o seu perfil municipal.
 
Perfil municipal
O perfil é uma das principais ferramentas do Atlas Brasil 2013. Cada município possui um relatório com gráficos, textos e tabelas que revelam sua evolução no desenvolvimento humano nos últimos 20 anos. O perfil municipal compila o IDHM e outros dados de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social. A plataforma também permite salvar o perfil em um arquivo .pdf.
 
Ranking
No ranking, é possível consultar o IDHM e seus três componentes – renda, longevidade e educação – dos 5.565 municípios tratados pelo Atlas. A lista pode ser reordenada, revelando os primeiros ou os últimos colocados. O usuário também pode escolher a exibição de todos os municípios ou filtrar os resultados por estado. 
 
IDHM Árvore
O IDHM árvore – resultado de um projeto colaborativo entre o MIT (Massachussets Institute of Technology), a Universidade de Harvard e a Northeastern University – é uma representação visual do IDHM e de seus componentes, que permite a comparação entre municípios a partir de gráficos em formato de árvore: a altura do tronco representa o IDHM e o tamanho dos blocos que formam os "galhos" da árvore são proporcionais aos valores dos três componentes. 
 
Metodologia e FAQ
Para entender melhor o processo de construção e a metodologia do IDHM, está disponível na plataforma uma área com informações detalhadas sobre o índice além de uma seção com perguntas frequentes, para orientar os usuários sobre a leitura e o entendimento da plataforma.
 

 

 
 

Sobre o Atlas

Acesse agora:
www.atlasbrasil.org.br

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma ferramenta de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM - e a mais de 180 indicadores socioeconômicos que apoiam sua análise. Com dados dos Censos Demográficos de 2010, 2000 e 1991, o Atlas traz informações de 5.565 municípios brasileiros.

 
 
 
Boletins anteriores