Informamos a todos, que as postagens inseridas neste blog, são de autoria de seus respectivos produtores, e,
cabe a cada um deles a responsabilidade pela autoria dos itens, bem como o teor de seu conteúdo.

Como veículo de divulgação de informação, temos a responsabilidade de divulgar os itens,
tal qual o que é remetido à nossa assessoria de imprensa.


WhatsApp 11 972914716

Qualquer contato conosco deverá ser efetuado através do "Formulário de Contato", disponível no final desta página (rodapé).

Inquietações - Inovações Sociais. O coletivo em busca de uma nova cara

 

 
Prezadas(os)
Amigas e Amigos,
Iniciaremos o segundo semestre com o 106º Fórum, que reunirá a cineasta Mara Mourão, o jornalista André Gravatá (22 anos) e o educador social Djalma Santos (26 anos) para refletir sobre Inquietações – inovações sociais. O coletivo em busca de uma nova cara.
Será um prazer tê-las(os) conosco.
No renovado abraço de cordialidade, 
Lia Diskin
Co-fundadora
Alameda Lorena, 355
01424-001 São Paulo, SP
(11) 3266-6188
palasathena.org.br
 
 
  
106º Fórum do Comitê da Cultura de Paz
parceria UNESCO – Palas Athena
 
 
Inquietações-Inovações Sociais
O coletivo em busca de uma nova cara


Mesa com Mara Mourão, André Gravatá e Djalma Santos
Os efeitos psicológicos, emocionais e comportamentais das inúmeras guerras e conflitos do século 20 na comunidade global, somados e refletidos em um disseminado modelo de desenvolvimento competitivo e excludente nos leva, como diria Edgar Morin, rumo ao abismo.

Ainda segundo o pensador, temos como alternativa ao colapso, a metamorfose. Talvez sejam nos incontáveis movimentos de Inovação Social que surgem diariamente, que encontraremos modelos sustentáveis, inclusivos e criativos de nos organizar.

É para esse sentido que olharemos no 106º Fórum do Comitê da Cultura de Paz.

O filme Quem se importa, de Mara Mourão, retrata este panorama através de exemplos de pessoas comuns que encontraram soluções criativas para problemas sociais e impactaram positivamente suas comunidades. A diretora tecerá ainda reflexões e comentários sobre o Setor Social e a experiência de elaboração do filme.

O pesquisador André Gravatá apresentará em seguida novas experiências e visões educacionais que ocorrem ao redor do mundo. Visões que concebam as escolas como lugares de estímulo à cooperação, criatividade, solidariedade e empatia. Iniciativas com propostas que valorizam a diversidade, que permitem o exercício de distintas inteligências e possibilitam encontrar os percursos de aprendizagem que se adéquam ao que desejam para seus futuros.

Temos muitos exemplos de organizações inovadoras no Brasil. Dentre elas a Rede Cultural Beija-Flor destaca-se pelo intenso e contínuo trabalho realizado com crianças e jovens em situação de risco social na cidade de Diadema – SP. Djalma Santos, vice-presidente da Rede, fechará a mesa apresentando as experiências e os sonhos de quem atua diariamente no desbravamento de novas vias.

ENTRADA FRANCA
13 de agosto de 2013 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 - São Paulo/SP - Estação Trianon-Masp do metrô

Não é necessário fazer inscrição antecipada
 
Mara Mourão: diretora, roteirista e produtora de longas-metragens, documentários, comerciais e programas de TV. Dirigiu 4 longas-metragens, 22 episódios de uma série de TV e inúmeros comerciais para o mercado publicitário.

André Gravatá: jornalista, ativista da área da educação, escritor de ficção e microrrevolucionário. Colaborador da Superinteressante e Vida Simples. Membro do coletivo Educ-ação, que desenvolve um livro sobre iniciativas educacionais inovadoras espalhadas pelos cinco continentes.

Djalma Santos: educador social, músico e há 10 anos vice-presidente da Rede Cultural Beija-Flor, que atende cerca de três mil crianças e jovens em seus quatro núcleos de desenvolvimento socioeducativo e comunitário.
 
Realização: Comitê da Cultura de Paz
palasathena.org.br comitepaz.org.br comitedaculturadepaz.blogspot.com
   
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário